Análise do negócio de sementes de soja numa empresa de sementes em Mato Grosso
Abstract
Com o objetivo de analisar o histórico comercial de uma empresa produtora de
sementes de soja em Mato Grosso, foram analisadas variáveis como:
quantidade de sementes produzidas, quantidade de semente comercializadas,
sobra de sementes que não foram comercializadas, formas de acesso ao
mercado, parceria com obtentores, principais cultivares e participação dos dez
maiores clientes. Com base nos dados observou-se que: 1- o acesso direto ao
mercado cresceu de 22% para 52% do total das vendas da empresa, por outro
lado, o uso de revendas permaneceu baixo variando de 10% a 13%; 2- A
comercialização das sementes é distribuída para centenas de agricultores
anualmente, entretanto os 10 maiores agricultores compram mais de 30% da
produção da empresa de sementes, alcançando muitas vezes 50%; 3- o
percentual de sementes comercializadas por obtentor e por ano, ofertadas aos
agricultores foram provenientes de 16 programas de melhoramento, em que
algumas estiveram presentes em apenas um ou dois anos, enquanto outras
estiveram presentes em todos os anos, destacando a empresa Monsoy que
sempre teve a maior participação, variando de 47,5 a 85,6%. Concluiu-se que a
empresa está buscando melhorar a cada ano, utilizando ferramentas que
traduzem a situação atual. Pensando no futuro, a companhia deve olhar para o
cenário apontado e buscar a direção alinhada com o mercado, praticando um
marketing estratégico que possibilite a sustentabilidade maior do negócio de
sementes.
Collections
The following license files are associated with this item: