dc.creator | Tomazelli, Pedro Tales | |
dc.date.accessioned | 2022-03-25T15:20:35Z | |
dc.date.available | 2022-03-25T15:20:35Z | |
dc.date.issued | 2017-10 | |
dc.identifier.citation | TOMAZELLI, Pedro Tales. Análise do negócio de sementes de soja em uma empresa de sementes em Mato Grosso. 2017. 24f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8256 | |
dc.description.abstract | Aiming to analyze the commercial history of a soybean seed producer company
based in Mato Grosso- Brazil, some items were evaluated such as: amount of
produced seeds, amount of marketed seeds, non-marketed seeds, market
access forms, partnerships with breeders, main cultivars and participation of the
ten biggest costumers. Based on the data the following observation were taken:1-
Direct market access increased from 22% to 52% of the company's total sales;
on the other hand, the use of resales remained low, varying from 10% to 13%; 2
- Seeds are distributed to hundreds of farmers annually, however the 10 largest
farmers buy more than 30% of the company's seed production, often reaching
50%; 3 - the percentage of seeds marketed per breeder and per year, offered to
farmers reached 16 breeding programs, some of which were present in only one
or two years, while others were present in all the years, highlighting the company
Monsoy having the largest participation, ranging from 47.5 to 85.6%. It is
concluded that the company is searching improvement every year, using tools to
evaluate the current situation. Thinking about future, the company must look to
the appointed scenario and search the direction aligned to the market, practicing
a strategic marketing that allows sustainability of the soybean seed business. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Soja | pt_BR |
dc.subject | Sementes | pt_BR |
dc.subject | Soybean | pt_BR |
dc.subject | Seeds | pt_BR |
dc.subject | Análise de mercado | pt_BR |
dc.title | Análise do negócio de sementes de soja numa empresa de sementes em Mato Grosso | pt_BR |
dc.title.alternative | Analisis of a soybean seed business in a seed producing company in the state of Mato Grosso | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6293461308785417 | pt_BR |
dc.description.resumo | Com o objetivo de analisar o histórico comercial de uma empresa produtora de
sementes de soja em Mato Grosso, foram analisadas variáveis como:
quantidade de sementes produzidas, quantidade de semente comercializadas,
sobra de sementes que não foram comercializadas, formas de acesso ao
mercado, parceria com obtentores, principais cultivares e participação dos dez
maiores clientes. Com base nos dados observou-se que: 1- o acesso direto ao
mercado cresceu de 22% para 52% do total das vendas da empresa, por outro
lado, o uso de revendas permaneceu baixo variando de 10% a 13%; 2- A
comercialização das sementes é distribuída para centenas de agricultores
anualmente, entretanto os 10 maiores agricultores compram mais de 30% da
produção da empresa de sementes, alcançando muitas vezes 50%; 3- o
percentual de sementes comercializadas por obtentor e por ano, ofertadas aos
agricultores foram provenientes de 16 programas de melhoramento, em que
algumas estiveram presentes em apenas um ou dois anos, enquanto outras
estiveram presentes em todos os anos, destacando a empresa Monsoy que
sempre teve a maior participação, variando de 47,5 a 85,6%. Concluiu-se que a
empresa está buscando melhorar a cada ano, utilizando ferramentas que
traduzem a situação atual. Pensando no futuro, a companhia deve olhar para o
cenário apontado e buscar a direção alinhada com o mercado, praticando um
marketing estratégico que possibilite a sustentabilidade maior do negócio de
sementes. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Sementes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::FITOTECNIA::PRODUCAO E BENEFICIAMENTO DE SEMENTES | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Peske, Silmar Teichert | |