“Na presença dançamos melhor com a vida”: Berê Fuhro Souto.

Visualizar/ Abrir
Data
2020-11-13Autor
Guimarães, Miriam Brockmann
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente dissertação de mestrado foi desenvolvida junto ao Programa de
Pós-Graduação em Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade Federal
de Pelotas – UFPel, vinculada à linha de pesquisa Processos de Criação e
Poéticas do Cotidiano. O estudo buscou investigar e refletir sobre a trajetória
de Berê Fuhro Souto de Pelotas/RS, pelo seu protagonismo na dança
contemporânea. O estudo ocorreu no período compreendido entre agosto de
2018 e outubro de 2020, resultando nesta produção textual dissertativa e na
produção de uma peça audiovisual, buscando eternizar poeticamente as
memórias de Berê. O trabalho foi desenvolvido mediante uma abordagem
qualitativa de pesquisa em artes, tomando como referências as contribuições
teórico-metodológicas da memória, da cartografia, da pesquisa em dança e do
audiovisual. Para tanto ancoramos o trabalho em diversos autores, como
Hallbwacks (2013) para articular a memória individual e coletiva, Rolnik (2006)
para cartografar usando materiais de muitas fontes, linguagens e estilos.
Barbosa (2003) focando a interdisciplinaridade e questões da arte-educação,
Louppe (2012) traz discussões sobre dança contemporânea, Salles (2007) que
pensa no trabalho artístico enquanto criação como um processo constante em
movimento, Rancière (2012) que intui que há uma política na arte como
estruturação da experiência sensível, entre outros autores que proporcionaram
reflexões importantes. O processo foi se constituindo pelas narrativas de suas
intérpretes-criadoras desde a elaboração do Trabalho de Conclusão de
Graduação em Dança-Licenciatura (2018) e de colaboradores que identificam a
motivação em seguir os passos, ou seja, referenciar as contribuições deixadas
por Berê, bem como contemplar as experiências artísticas vividas na cena. As
fontes para a constituição do estudo foram diversas: acervos pessoais, fotos,
vídeos, folders, arquivos e sites. Enfim, o legado de Berê carrega marcas
poéticas singulares do seu tempo, contexto e comprometimento com a
contemporaneidade diversa, carregada de afetos de várias vias que se
desdobram, neste caso, na produção de uma peça audiovisual.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: