“A Vila dos Pequenos Palácios de Porcelana”: os regimes de patrimonialização do conjunto arquitetônico colonial de São Luís do Maranhão.
Fecha
2020-12-18Autor
Alcântara, Ariadne Ketini Costa de
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A presente tese consiste em estudo sobre o processo de patrimonialização do
conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico de São Luís do Maranhão,
estabelecido pelos níveis de tombamento federal, com sua i nscrição nos l ivros do
tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico e de Belas Artes, pelo Iphan, em
1974; estadual, com a i nscrição no Livro do Tombo do Patrimônio Histórico do
Estado do Maranhão, em 1986; e i nternacional com a i nclusão do Centro Histórico
de São Luís na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO, em 1997. A hipótese
central é de que as narrativas produzidas pelos agentes i nstitucionais, políticos e
sociais envolvidos no decurso dessa l egitimação fundamentaram a i nstauração de
regimes de patrimonialização, que nortearam as políticas públicas de memória.
Abordando diferentes contextos em que estão i nseridos discursos sobre o
patrimônio, i dentificamos, entre muitos outros conflitos, dois debates centrais que
antagonizaram a definição do valor histórico e do valor artístico do acervo colonial
ludovicense. A primeira narrativa destaca o valor da evolução histórica do conjunto
urbano como perspectiva mais relevante, sendo adotada eventualmente pelo Iphan,
e amplamente aceita pela UNESCO. A segunda, assume que o valor artístico
constituído pela autenticidade arquitetônica do sobrado maranhense se sobrepõe a
urbanidade e a historicidade da paisagem do antigo núcleo histórico da cidade. As
divergências de narrativas sobre a originalidade desse patrimônio edificado geraram,
portanto, diferentes regimes de autenticidade que tentaram “oficializar” uma i magem
de São L uís p or meio d e d iversos mecanismos de legitimação.
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