Mostrar registro simples

dc.creatorAlcântara, Ariadne Ketini Costa de
dc.date.accessioned2021-05-08T13:47:57Z
dc.date.available2021-05-06
dc.date.available2021-05-08T13:47:57Z
dc.date.issued2020-12-18
dc.identifier.citationALCÂNTARA, Ariadne Ketini Costa de. “A Vila dos Pequenos Palácios de Porcelana”: os regimes de patrimonialização do conjunto arquitetônico colonial de São Luís do Maranhão. 2020. 349f. Tese (Doutorado em Memória Social e Patrimônio Cultural) - Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7468
dc.description.abstractThe current thesis i s a study of the processes of declaration as cultural heritage of the urban, architectural, and l andscape complex of São Luís do Maranhão i n northeastern Brazil. On a federal l evel, the complex was registered i n 1974 with IPHAN on i ts Archaeological, Ethnographic, Landscape and Fine Arts l ists. On a state l evel, i t was registered as Historic Cultural Heritage of the state of Maranhão i n 1986. On an i nternational l evel, the Historic Center of São Luís was i ncluded i n the World Heritage List of UNESCO i n 1997. The primary hypothesis i s that the narratives produced by the i nstitutional, political, and social proponents of this official recognition provided the groundwork for the cultural heritage systems that guided these public policies surrounding social and historical memory. Approaching different contexts i n which debates about cultural heritage are found, we i dentify, among many other conflicts, two central debates that complicated the definition of historical and artistic value of the colonial architectural heritage of São Luís. The first narrative emphasizes the value of the historical evolution of the historic center as the most important perspective, one which was eventually adopted by IPHAN and was widely accepted by UNESCO. The second narrative assumes that the artistic value of the architectural authenticity of the Maranhão-style house i s i mposed over the historical and urban values of the l andscape of the old historic city center. Thus, the divergences i n the narratives about the originality of this architectural heritage generate different systems of authenticity that attempt to make “official” an i mage of São L uís t hrough d iverse mechanisms o f l egitimation.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectRegimes de patrimonializaçãopt_BR
dc.subjectPatrimônio edificadopt_BR
dc.subjectArquitetura colonialpt_BR
dc.subjectSão Luís do Maranhãopt_BR
dc.subjectArchitectural heritagept_BR
dc.subjectColonial architecturept_BR
dc.subjectCultural heritage systemspt_BR
dc.title“A Vila dos Pequenos Palácios de Porcelana”: os regimes de patrimonialização do conjunto arquitetônico colonial de São Luís do Maranhão.pt_BR
dc.title.alternative“A Vila dos Pequenos Palácios de Porcelana”: cultural heritage systems of the colonial architectural complex of São Luís do Maranhão.pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2250346624180641pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0755000112345375pt_BR
dc.description.resumoA presente tese consiste em estudo sobre o processo de patrimonialização do conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico de São Luís do Maranhão, estabelecido pelos níveis de tombamento federal, com sua i nscrição nos l ivros do tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico e de Belas Artes, pelo Iphan, em 1974; estadual, com a i nscrição no Livro do Tombo do Patrimônio Histórico do Estado do Maranhão, em 1986; e i nternacional com a i nclusão do Centro Histórico de São Luís na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO, em 1997. A hipótese central é de que as narrativas produzidas pelos agentes i nstitucionais, políticos e sociais envolvidos no decurso dessa l egitimação fundamentaram a i nstauração de regimes de patrimonialização, que nortearam as políticas públicas de memória. Abordando diferentes contextos em que estão i nseridos discursos sobre o patrimônio, i dentificamos, entre muitos outros conflitos, dois debates centrais que antagonizaram a definição do valor histórico e do valor artístico do acervo colonial ludovicense. A primeira narrativa destaca o valor da evolução histórica do conjunto urbano como perspectiva mais relevante, sendo adotada eventualmente pelo Iphan, e amplamente aceita pela UNESCO. A segunda, assume que o valor artístico constituído pela autenticidade arquitetônica do sobrado maranhense se sobrepõe a urbanidade e a historicidade da paisagem do antigo núcleo histórico da cidade. As divergências de narrativas sobre a originalidade desse patrimônio edificado geraram, portanto, diferentes regimes de autenticidade que tentaram “oficializar” uma i magem de São L uís p or meio d e d iversos mecanismos de legitimação.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Culturalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Maria Letícia Mazzucchi


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples