dc.creator | Alcântara, Ariadne Ketini Costa de | |
dc.date.accessioned | 2021-05-08T13:47:57Z | |
dc.date.available | 2021-05-06 | |
dc.date.available | 2021-05-08T13:47:57Z | |
dc.date.issued | 2020-12-18 | |
dc.identifier.citation | ALCÂNTARA, Ariadne Ketini Costa de. “A Vila dos Pequenos Palácios de Porcelana”: os regimes de patrimonialização do conjunto arquitetônico colonial de São Luís do Maranhão. 2020. 349f. Tese (Doutorado em Memória Social e Patrimônio Cultural) - Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7468 | |
dc.description.abstract | The current thesis i s a study of the processes of declaration as cultural heritage of
the urban, architectural, and l andscape complex of São Luís do Maranhão i n
northeastern Brazil. On a federal l evel, the complex was registered i n 1974 with
IPHAN on i ts Archaeological, Ethnographic, Landscape and Fine Arts l ists. On a
state l evel, i t was registered as Historic Cultural Heritage of the state of Maranhão i n
1986. On an i nternational l evel, the Historic Center of São Luís was i ncluded i n the
World Heritage List of UNESCO i n 1997. The primary hypothesis i s that the
narratives produced by the i nstitutional, political, and social proponents of this official
recognition provided the groundwork for the cultural heritage systems that guided
these public policies surrounding social and historical memory. Approaching different
contexts i n which debates about cultural heritage are found, we i dentify, among many
other conflicts, two central debates that complicated the definition of historical and
artistic value of the colonial architectural heritage of São Luís. The first narrative
emphasizes the value of the historical evolution of the historic center as the most
important perspective, one which was eventually adopted by IPHAN and was widely
accepted by UNESCO. The second narrative assumes that the artistic value of the
architectural authenticity of the Maranhão-style house i s i mposed over the historical
and urban values of the l andscape of the old historic city center. Thus, the
divergences i n the narratives about the originality of this architectural heritage
generate different systems of authenticity that attempt to make “official” an i mage of
São L uís t hrough d iverse mechanisms o f l egitimation. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Regimes de patrimonialização | pt_BR |
dc.subject | Patrimônio edificado | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura colonial | pt_BR |
dc.subject | São Luís do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Architectural heritage | pt_BR |
dc.subject | Colonial architecture | pt_BR |
dc.subject | Cultural heritage systems | pt_BR |
dc.title | “A Vila dos Pequenos Palácios de Porcelana”: os regimes de patrimonialização do conjunto arquitetônico colonial de São Luís do Maranhão. | pt_BR |
dc.title.alternative | “A Vila dos Pequenos Palácios de Porcelana”: cultural heritage systems of the colonial architectural complex of São Luís do Maranhão. | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2250346624180641 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0755000112345375 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente tese consiste em estudo sobre o processo de patrimonialização do
conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico de São Luís do Maranhão,
estabelecido pelos níveis de tombamento federal, com sua i nscrição nos l ivros do
tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico e de Belas Artes, pelo Iphan, em
1974; estadual, com a i nscrição no Livro do Tombo do Patrimônio Histórico do
Estado do Maranhão, em 1986; e i nternacional com a i nclusão do Centro Histórico
de São Luís na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO, em 1997. A hipótese
central é de que as narrativas produzidas pelos agentes i nstitucionais, políticos e
sociais envolvidos no decurso dessa l egitimação fundamentaram a i nstauração de
regimes de patrimonialização, que nortearam as políticas públicas de memória.
Abordando diferentes contextos em que estão i nseridos discursos sobre o
patrimônio, i dentificamos, entre muitos outros conflitos, dois debates centrais que
antagonizaram a definição do valor histórico e do valor artístico do acervo colonial
ludovicense. A primeira narrativa destaca o valor da evolução histórica do conjunto
urbano como perspectiva mais relevante, sendo adotada eventualmente pelo Iphan,
e amplamente aceita pela UNESCO. A segunda, assume que o valor artístico
constituído pela autenticidade arquitetônica do sobrado maranhense se sobrepõe a
urbanidade e a historicidade da paisagem do antigo núcleo histórico da cidade. As
divergências de narrativas sobre a originalidade desse patrimônio edificado geraram,
portanto, diferentes regimes de autenticidade que tentaram “oficializar” uma i magem
de São L uís p or meio d e d iversos mecanismos de legitimação. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ferreira, Maria Letícia Mazzucchi | |