“O Ensaio é na batida do tambor”: uma etnografia do ritual de pagamento de promessa da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Tavares-RS.
Abstract
O presente trabalho trata da etnografia do ritual do Ensaio de Pagamento de Promessa de Quicumbi, guiado pelas batidas do tambor. O Ensaio, performatizado pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Tavares - RS, é um ritual religioso que acontece a partir do compromisso firmado entre um devoto e a santa – a promessa. A Irmandade foi formada por homens africanos escravizados levados para a Península Costeira do Rio Grande do Sul no século XIX, onde se localiza o atual município de Tavares. Atualmente, a geração de seus descendentes, composta por 12 irmãos chamados “dançantes” e 2 músicos, performatizam o ritual com 12 horas de duração. O ritual une música, canto e dança para levar a mensagem de agradecimento a graça alcançada à Virgem Mãe do Rosário. Nesse contexto, o tambor de Quicumbi, juntamente com a caninha e o pandeiro, formam o conjunto instrumental percussivo que performatizam a música do Ensaio. Assim, o propósito da pesquisa foi observar o tambor de Quicumbi, juntamente com o os demais instrumentos deste conjunto percussivo, dentro do contexto onde estão inseridos, o qual constitui um lugar em que ganham sentido e significado. Além dos aportes antropológicos, o estudo dos instrumentos foi trilhado pelo viés da Etnomusicologia e dialogado com a Historiografia. O tambor de Quicumbi é mais do que uma ferramenta que produz som, suas batidas são vozes que ecoam na paisagem sonora da Península, chamando os devotos para a Nossa Senhora do Rosário.
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