Mostrar registro simples

dc.creatorBarbosa, Luciene Mourige
dc.date.accessioned2021-05-04T11:03:33Z
dc.date.available2021-05-03
dc.date.available2021-05-04T11:03:33Z
dc.date.issued2020-12-14
dc.identifier.citationBARBOSA, Luciene Mourige. “O Ensaio é na batida do tambor”: Uma etnografia do ritual de pagamento de promessa da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Tavares-RS. 2020. 220 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Instituição de Ciências e Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7430
dc.description.abstractThe present work accomplish an ethnography of the ritual of the Quicumbi Promise Payment, guided by the beat of the drum. The Rehearsal, performed by the Brotherhood of Nossa Senhora do Rosário de Tavares - RS, is a religious ritual that takes place from the commitment made between a devotee and the saint - the promise. The Brotherhood was formed by enslaved African men taken to the Coastal Peninsula of Rio Grande do Sul in the 19th century, where the current municipality of Tavares is located. Currently, the generation of their descendants, comprised of 12 brothers called “dancers” and 2 musicians, perform the ritual within 12 hours of duration. The ritual connects music, singing and dancing to bring the message of thanks to the grace achieved by the Virgin Mother of the Rosary. In this context, the Quicumbi drum, together with the güiro (called caninha) and the tambourine, comprise the percussive instrumental ensemble that performs the music of the Rehearsal. Thus, the purpose of this research was to observe the Quicumbi drum along with the other instruments of this percussive ensemble within the context where where they are inserted, and which constitutes a place where they acquire sense and meaning. In addition to the anthropological contributions, the study of this instruments was supported by the ethnomusicology field and dialogued with Historiography. The Quicumbi drum is more than a tool that produces sound, its beats are voices that echo in the sound landscape of the Peninsula, calling devotees to Nossa Senhora do Rosário.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEnsaio de promessapt_BR
dc.subjectTambor quicumbipt_BR
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.subjectEtnomusicologiapt_BR
dc.subjectPromise rehearsalpt_BR
dc.subjectQuicumbi drumpt_BR
dc.subjectEthnographypt_BR
dc.subjectEhnomusicologypt_BR
dc.title“O Ensaio é na batida do tambor”: uma etnografia do ritual de pagamento de promessa da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Tavares-RS.pt_BR
dc.title.alternative“The rehearsal is at the beat of the drum”: an ethnography of the promise payment ritual of the Brotherhood of Nossa Senhora do Rosário de Tavares-RS.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3426352895237623pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5954640814584968pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho trata da etnografia do ritual do Ensaio de Pagamento de Promessa de Quicumbi, guiado pelas batidas do tambor. O Ensaio, performatizado pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Tavares - RS, é um ritual religioso que acontece a partir do compromisso firmado entre um devoto e a santa – a promessa. A Irmandade foi formada por homens africanos escravizados levados para a Península Costeira do Rio Grande do Sul no século XIX, onde se localiza o atual município de Tavares. Atualmente, a geração de seus descendentes, composta por 12 irmãos chamados “dançantes” e 2 músicos, performatizam o ritual com 12 horas de duração. O ritual une música, canto e dança para levar a mensagem de agradecimento a graça alcançada à Virgem Mãe do Rosário. Nesse contexto, o tambor de Quicumbi, juntamente com a caninha e o pandeiro, formam o conjunto instrumental percussivo que performatizam a música do Ensaio. Assim, o propósito da pesquisa foi observar o tambor de Quicumbi, juntamente com o os demais instrumentos deste conjunto percussivo, dentro do contexto onde estão inseridos, o qual constitui um lugar em que ganham sentido e significado. Além dos aportes antropológicos, o estudo dos instrumentos foi trilhado pelo viés da Etnomusicologia e dialogado com a Historiografia. O tambor de Quicumbi é mais do que uma ferramenta que produz som, suas batidas são vozes que ecoam na paisagem sonora da Península, chamando os devotos para a Nossa Senhora do Rosário.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Maia, Mário de Souza


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples