Identidade docente : processo de construção no espaço social de uma escola pública
Abstract
A dissertação trata do processo de construção identitária de professores, privilegiando o trabalho docente na escola. Busca compreender a identidade docente por meio da educação geográfica em interface com estudos sobre formação de professores, tratando-a como processo contínuo, que se constitui a partir das vivências, valores, significados, experiências cotidianas de cada sujeito, sobretudo no seu lugar de atuação. A pesquisa se realiza em uma escola pública de Ensino Fundamental localizada na área urbana do município de Capão do Leão, no sul do estado do Rio Grande do Sul. Tendo como referência o método autobiográfico, utiliza entrevistas narrativas para a coleta de dados e princípios da análise de conteúdo para o seu tratamento. As entrevistas constam de cinco narrativas que contemplam trajetórias profissionais e pessoais que abarcam elementos que indicam a influência do espaço social da escola no trabalho docente e no processo de formação das identidades profissionais. No processo, espaço social, lugar e microterritorialidade foram os conceitos que sustentaram as análises. Assim, o grupo entrevistado destaca o aprendizado com o outro, a prática cotidiana, o tamanho reduzido da escola e a proximidade nas relações sociais desenvolvidas com a comunidade escolar como principais contributos no processo de constituição das suas identidades docentes.
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