Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorSilva, Lucas Serpa da
dc.date.accessioned2021-03-16T00:55:52Z
dc.date.available2020-03-14
dc.date.available2021-03-16T00:55:52Z
dc.date.issued2020-06-04
dc.identifier.citationSILVA, Lucas Serpa da. Identidade docente: Processo de construção no espaço social de uma escola pública. 2020. 96f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7262
dc.description.abstractThe dissertation deals with the process of teacher identification construction, privileging the teaching work at school. It seeks to comprehend the teacher identity through geographic education in interface with studies on teacher training, dealing it as an ongoing process, which is constituted from the experiences, values, meanings, daily experiences of each subject, especially in its site of action. The research is carried out in a public school of Elementary Education located in the urban area of the municipality of Capão do Leão, in the south of the Rio Grande do Sul state. Using as a reference the autobiographical method, it uses narrative interviews for data collect and principles of content analysis for its treatment. The interviews consist in five narratives contemplate professional and personal trajetories wich embrace elements that indicate the influence of social space of school in teaching work and in the process of professional identities formation. In the process, social space, site and microterritoriality were the concepts that supported the analysis. Thereby, the interviewed group emphasize the learning with the other, the daily practice, the reduced size of the school and the proximity in social relations developed with the scholar community as main contributions in the process of constitution of their teaching identities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectIdentidades docentespt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEscola básicapt_BR
dc.subjectEspaço socialpt_BR
dc.subjectTeacher identitiespt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectElementary schoolpt_BR
dc.subjectSocial spacept_BR
dc.titleIdentidade docente : processo de construção no espaço social de uma escola públicapt_BR
dc.title.alternativeTeacher identity: construction process in the social space of a public schoolpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7862366129728418pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6058487579514784pt_BR
dc.description.resumoA dissertação trata do processo de construção identitária de professores, privilegiando o trabalho docente na escola. Busca compreender a identidade docente por meio da educação geográfica em interface com estudos sobre formação de professores, tratando-a como processo contínuo, que se constitui a partir das vivências, valores, significados, experiências cotidianas de cada sujeito, sobretudo no seu lugar de atuação. A pesquisa se realiza em uma escola pública de Ensino Fundamental localizada na área urbana do município de Capão do Leão, no sul do estado do Rio Grande do Sul. Tendo como referência o método autobiográfico, utiliza entrevistas narrativas para a coleta de dados e princípios da análise de conteúdo para o seu tratamento. As entrevistas constam de cinco narrativas que contemplam trajetórias profissionais e pessoais que abarcam elementos que indicam a influência do espaço social da escola no trabalho docente e no processo de formação das identidades profissionais. No processo, espaço social, lugar e microterritorialidade foram os conceitos que sustentaram as análises. Assim, o grupo entrevistado destaca o aprendizado com o outro, a prática cotidiana, o tamanho reduzido da escola e a proximidade nas relações sociais desenvolvidas com a comunidade escolar como principais contributos no processo de constituição das suas identidades docentes.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesSILVA, Lucas Serpa da. Identidade docente: Processo de construção no espaço social de uma escola pública. 2020. 96f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, 2020.pt_BR
dc.contributor.advisor1Carlos, Lígia Cardoso


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem