Desterritorialidades do corpo na instituição de ensino: a fotoperformance como arte/educação
Resumen
A presente dissertação busca investigar a construção corporal do sujeito formado pela instituição de ensino, neste caso, o Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, bem como a potência da fotoperformance junto à arte propositiva, para o despertar de um pensamento reflexivo do (futuro) arte educador em relação ao corpo no espaço institucional de educação. A partir da conceitualização de corpo e sua história na sociedade, na arte, na política e na educação, sob referenciais teóricos de Foucault, Le Breton, Deleuze e Guattari, dentre outros, a pesquisa apresenta, sob uma metodologia qualitativa, que se aproxima da cartografia, uma fotoperformance desenvolvida no espaço do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, a qual, dialogada com obras de outras artistas, discursa sobre os afetos entre o corpo e a instituição de ensino, seja em seu espaço físico ou virtual, refletindo sobre o corpo confinado em tempos de pandemia. As imagens tornam-se uma proposta artística nas redes sociais e, a partir de comentários interventivos à obra, analiso de que forma os participadores são afetados pelas imagens, que afetam o si corpo e suas memórias. Esta investigação realiza uma análise reflexiva sobre as políticas educacionais do país e a formação de corpos pensantes, críticos e ativos social e politicamente, na passagem de uma formação individual para uma formação da partilha, trabalhando aqui, mais precisamente, com corpos em formação para uma futura atuação como arte educadores. A pesquisa evidencia uma dualidade de afetos que se estabelecem entre o corpo e a instituição, bem como a pensatividade da imagem no processo de leitura do corpo e do espaço.
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