Mostrar registro simples

dc.creatorRoveré, Tarla
dc.date.accessioned2021-01-18T13:01:48Z
dc.date.available2020-01-16
dc.date.available2021-01-18T13:01:48Z
dc.date.issued2020-11-16
dc.identifier.citationROVERÉ, Tarla. Desterritorialidades do corpo na instituição de ensino: uma fotoperformance como arte/educação. 2020. Dissertação (MESTRADO EM ARTES VISUAIS) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Linha de Pesquisa: Educação em Artes e Processos de Formação Estética, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6873
dc.description.abstractThis dissertation seeks to investigate the body construction of the subject formed by the educational institution, in this case, the Arts Center of the Federal University of Pelotas, as well as the power of photoperformance with propositional art, to awaken a reflective thought of the (future) ) art educator in relation to the body in the institutional space of education. From the conceptualization of the body and its history in society, in art, in politics and in education, under the theoretical frameworks of Foucault, Le Breton, Deleuze and Guattari, among others, the research presents, under a qualitative methodology, which is close to the cartography, a photoperformance developed in the space of the Arts Center of the Federal University of Pelotas, which, in dialogue with works by other artists, discusses the affections between the body and the educational institution, whether in its physical or virtual space, reflecting on the body confined in times of pandemic. The images become an artistic proposal on social networks and, based on interventional comments on the work, I analyze how the participants are affected by the images, which affect the body and its memories. This investigation carries out a reflexive analysis on the educational policies of the country and the formation of thinking bodies, devolution and social and political assets, in the transition from an individual formation to a formation of sharing, working here, more precisely, with bodies in formation for a future performance as art educators. A research shows a duality of affections that is established between the body and the institution, as well as the thoughtfulness of the image in the process of reading the body and space.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectInstituição de ensinopt_BR
dc.subjectFotoperformancept_BR
dc.subjectArte propositivapt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectBodypt_BR
dc.subjectEducational institutionpt_BR
dc.subjectPhotoperformancept_BR
dc.subjectPurposeful artpt_BR
dc.subjectFormationpt_BR
dc.titleDesterritorialidades do corpo na instituição de ensino: a fotoperformance como arte/educaçãopt_BR
dc.title.alternativeDesterritorialities of the body in the educational institution: a photoperformance as art / education. 2020pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5559546451071955pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3858201697400054pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação busca investigar a construção corporal do sujeito formado pela instituição de ensino, neste caso, o Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, bem como a potência da fotoperformance junto à arte propositiva, para o despertar de um pensamento reflexivo do (futuro) arte educador em relação ao corpo no espaço institucional de educação. A partir da conceitualização de corpo e sua história na sociedade, na arte, na política e na educação, sob referenciais teóricos de Foucault, Le Breton, Deleuze e Guattari, dentre outros, a pesquisa apresenta, sob uma metodologia qualitativa, que se aproxima da cartografia, uma fotoperformance desenvolvida no espaço do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, a qual, dialogada com obras de outras artistas, discursa sobre os afetos entre o corpo e a instituição de ensino, seja em seu espaço físico ou virtual, refletindo sobre o corpo confinado em tempos de pandemia. As imagens tornam-se uma proposta artística nas redes sociais e, a partir de comentários interventivos à obra, analiso de que forma os participadores são afetados pelas imagens, que afetam o si corpo e suas memórias. Esta investigação realiza uma análise reflexiva sobre as políticas educacionais do país e a formação de corpos pensantes, críticos e ativos social e politicamente, na passagem de uma formação individual para uma formação da partilha, trabalhando aqui, mais precisamente, com corpos em formação para uma futura atuação como arte educadores. A pesquisa evidencia uma dualidade de afetos que se estabelecem entre o corpo e a instituição, bem como a pensatividade da imagem no processo de leitura do corpo e do espaço.pt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Artespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesROVERÉ, Tarla. Desterritorialidades do corpo na instituição de ensino: uma fotoperformance como arte/educação. 2020. Dissertação (MESTRADO EM ARTES VISUAIS) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Linha de Pesquisa: Educação em Artes e Processos de Formação Estética, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.pt_BR
dc.contributor.advisor1Chaves, Larissa Patron


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples