Práticas de manejo na fase ante mortem de bovinos para identificação de pontos críticos à qualidade da carne.
Resumo
A crescente preocupação dos consumidores e a exigência do bem-estar animal mobilizam todo sistema de produção. O objetivo deste estudo foi avaliar as práticas de manejo realizadas durante a fase ante mortem de bovinos, nas condições vigentes de transporte e instalações nas propriedades e no frigorífico, com vistas a elencar os pontos críticos à qualidade da carne medida através do pH final e quantificação e localização de contusões graves nas carcaças. Foram utilizados 11 lotes de bovinos, de nove propriedades rurais, onde os lotes foram avaliados no momento do embarque e posteriormente no abate no frigorífico em condições comerciais. As avaliações foram realizadas durante a fase ante mortem, totalizando 28 variáveis: reatividade, presença ou não de chifres, sexo, ocorrência de quedas/escorregões no embarque, possibilidade de manejar corretamente os animais em função das instalações dos currais, uso de instrumentos de manejo, presença ou não de cães e cavalos nos currais, uso de estimulação elétrica, condições das carrocerias e adequação da lotação dos caminhões, distâncias percorridas e duração da viagem, condições das estradas, velocidade de desembarque no frigorífico, ocorrência de quedas/escorregões no desembarque e diferença no desembarque. No frigorífico foi realizada a quantificação das contusões graves por lote e após 24 horas foi aferido pH nas carcaças. Os dados foram submetidos às análises descritivas univariadas e multivariadas: fatores principais e de agrupamento. Quedas e escorregões, ocorridos durante o embarque e no desembarque dos animais, o manejo realizado nos currais, o uso de instrumentos de manejo e a utilização de cães nos currais para manejar os animais podem ser caracterizados como pontos críticos de controle à qualidade de carne. A distância percorrida não teve influência sobre a qualidade da carne. Além disso, a pesquisa evidenciou que a reatividade dos bovinos pode ser um agravante às perdas de qualidade de carne, principalmente durante o embarque e desembarque.
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