Diretrizes para implementação da modelagem BIM como apoio à Gestão de Espaços em Instituições de Ensino Superior: o caso UFPel.
Abstract
O Ensino Superior no Brasil passou por uma fase de ampliação a partir da implementação de Programas promovidos pelo Governo Federal, que visaram maior acesso da população às Instituições de Ensino Superior (IES). Nas Instituições Federais, o Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades (REUNI), repercutiu no aumento de vagas, criação de novos cursos e campi, implicando no crescimento da infraestrutura física destas Instituições, assim como no aumento da complexidade de seus espaços. Neste contexto, destaca-se a necessidade de buscar novos métodos e tecnologias que contemplem este novo cenário das IFES. A Gestão de Facilidades (GF) é um conjunto de processos e serviços que garantem condições para o desenvolvimento de atividades produtivas. Entre as áreas da GF, a gestão de espaços (GE) pode promover a qualidade e uso racional dos espaços, reduzindo a necessidade de novas construções. A informação é um importante componente da GE e depende de formas adequadas de coleta e gestão de dados. Porém, geralmente as informações estão dispersas entre diferentes setores, sem precisão e uniformidade na atualização. Nesse cenário, a tecnologia da Modelagem da Informação da Construção (BIM) representa uma oportunidade de melhoria no processo de GE, pois permite armazenamento, compartilhamento e recuperação de informações contidas em um modelo virtual da edificação - o modelo BIM. Desta forma, o objetivo deste trabalho é propor diretrizes de implantação da modelagem BIM como apoio aos processos de GE no contexto das IES. Através de um estudo de caso, desenvolvido em duas unidades de análise, o trabalho teve início com a revisão de literatura e dividido em três fases: (a) fase exploratória, que consistiu no aprofundamento da questão da GE em IES e da instituição a ser estudada, em especial com o diagnóstico dos processos de GE existentes. Houve definição de ferramentas e fontes de evidência; (b) fase de desenvolvimento - foi executada a modelagem BIM da primeira unidade de estudo e a configuração do modelo de GE. O processo de modelagem foi avaliado do ponto de vista das dificuldades e potenciais. A segunda unidade de estudo foi executada, a partir de um modelo BIM pré-existente; e (c) fase de análise e reflexão, que apresentou a análise cruzada dos estudos efetuados. A partir dos estudos das unidades e das análises, foram propostas as diretrizes de modelagem BIM como apoio à Gestão de Espaços em Instituições de Ensino Superior.
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