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dc.creatorMello, Gianine Pivetta
dc.date.accessioned2020-05-09T02:10:44Z
dc.date.available2020-05-07
dc.date.available2020-05-09T02:10:44Z
dc.date.issued2016-11-01
dc.identifier.citationMELLO, Gianine Pivetta. Diretrizes para a modelagem BIM como apoio à Gestão de Espaços em Instituições de Ensino Superior: o caso UFPel. 2016. 168 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5223
dc.description.abstractHigher education in Brazil has undergone a period of expansion through the implementation of programs by the Federal Government, allowing the Brazilian population greater access to Higher Education Institutions (HEIs). At federal institutions, the REUNI - Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades (University Restructuring and Expansion Program) has resulted in an increase in vacancies and the creation of new programs and campuses, thus generating the growth of the physical infrastructure of these Institutions and increasing the complexity of their spaces. In this context, the need to seek new methods and technologies that could contemplate this new Federal HEI scenario is highlighted. Facilities Management (FM) is a set of processes and services that guarantee conditions for the development of productive activities. Among FM areas, space management (SM) improves quality and promotes the rational use of spaces, thus reducing the need for new buildings. Information is an important SM component, relying on specific forms of data collection and management. However, information is generally dispersed among different sectors, without definite and uniform updating. Bearing this in mind, the Building Information Modeling (BIM) technology provides an opportunity for improvement of the SM process, as it allows storing, sharing and retrieving information from a virtual building model - the BIM model. This study aimed to propose guidelines for the implementation of BIM modeling as a support tool for SM processes within the HEI context. By means of a case study performed in two study units, the study was initiated by a literature review and was then divided into three phases: (a) exploratory phase, which deepened the HEI SM analysis and, more specifically, that of the institution in focus, with the diagnosis of existing SM processes; also, tools and sources of evidence were defined; (b) development phase - the BIM model of the first study unit and the SM model were set up. The modeling process was evaluated from the difficulties and potentials standpoints. The second study unit was performed from a pre-existing BIM model; (c) analysis and reflection phase, which consisted of a cross-sectional analysis of the studies carried out. From the studies of the units and the analyses performed, BIM modeling guidelines were proposed as a support tool to Space Management in Higher Education Institutions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectArquitetura e Urbanismopt_BR
dc.subjectGestão de Espaçospt_BR
dc.subjectModelagem da Informação da Construçãopt_BR
dc.subjectEspaços Acadêmicospt_BR
dc.subjectArchitecture and Urbanismpt_BR
dc.subjectSpace Managementpt_BR
dc.subjectBuilding Information Modelingpt_BR
dc.subjectAcademic Spacespt_BR
dc.titleDiretrizes para implementação da modelagem BIM como apoio à Gestão de Espaços em Instituições de Ensino Superior: o caso UFPel.pt_BR
dc.title.alternativeGuidelines for implementing BIM modeling as support for Spaces Management in Higher Education Institutions: the UFPel case.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0993947657534438pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7919194064432490pt_BR
dc.description.resumoO Ensino Superior no Brasil passou por uma fase de ampliação a partir da implementação de Programas promovidos pelo Governo Federal, que visaram maior acesso da população às Instituições de Ensino Superior (IES). Nas Instituições Federais, o Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades (REUNI), repercutiu no aumento de vagas, criação de novos cursos e campi, implicando no crescimento da infraestrutura física destas Instituições, assim como no aumento da complexidade de seus espaços. Neste contexto, destaca-se a necessidade de buscar novos métodos e tecnologias que contemplem este novo cenário das IFES. A Gestão de Facilidades (GF) é um conjunto de processos e serviços que garantem condições para o desenvolvimento de atividades produtivas. Entre as áreas da GF, a gestão de espaços (GE) pode promover a qualidade e uso racional dos espaços, reduzindo a necessidade de novas construções. A informação é um importante componente da GE e depende de formas adequadas de coleta e gestão de dados. Porém, geralmente as informações estão dispersas entre diferentes setores, sem precisão e uniformidade na atualização. Nesse cenário, a tecnologia da Modelagem da Informação da Construção (BIM) representa uma oportunidade de melhoria no processo de GE, pois permite armazenamento, compartilhamento e recuperação de informações contidas em um modelo virtual da edificação - o modelo BIM. Desta forma, o objetivo deste trabalho é propor diretrizes de implantação da modelagem BIM como apoio aos processos de GE no contexto das IES. Através de um estudo de caso, desenvolvido em duas unidades de análise, o trabalho teve início com a revisão de literatura e dividido em três fases: (a) fase exploratória, que consistiu no aprofundamento da questão da GE em IES e da instituição a ser estudada, em especial com o diagnóstico dos processos de GE existentes. Houve definição de ferramentas e fontes de evidência; (b) fase de desenvolvimento - foi executada a modelagem BIM da primeira unidade de estudo e a configuração do modelo de GE. O processo de modelagem foi avaliado do ponto de vista das dificuldades e potenciais. A segunda unidade de estudo foi executada, a partir de um modelo BIM pré-existente; e (c) fase de análise e reflexão, que apresentou a análise cruzada dos estudos efetuados. A partir dos estudos das unidades e das análises, foram propostas as diretrizes de modelagem BIM como apoio à Gestão de Espaços em Instituições de Ensino Superior.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Schramm, Fábio Kellermann


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