Constituição da docência no curso de licenciatura em matemática a distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB) : um itinerário formativo
Abstract
Esta pesquisa teve por objetivo buscar uma compreensão sobre a constituição do
professor de Matemática em um Curso de Licenciatura a Distância da Universidade
Aberta do Brasil. Como trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, com
características de um estudo de caso, meu olhar se direciona para o curso de
Licenciatura em Matemática a Distância da Universidade Federal de Pelotas. A
motivação para a pesquisa foi buscar elementos em processos formativos
desenvolvidos no eixo Geometrias: Espaço e forma, que oportunizaram uma
formação docente e que repercutiram na professoralidade dos sujeitos envolvidos. O
método utilizado para a análise dos dados foi a Análise Textual Discursiva (ATD). O
produto dessa dissertação é um Itinerário Formativo composto dos documentos do
curso e de uma sugestão de roteiro formativo que os futuros professores podem
percorrer junto com os estudantes. Os indícios presentes nas falas dos sujeitos me
levam a crer que houve a constituição de uma forma de docência, que permite aos
mesmos exercer essa profissão com princípios presentes nos teóricos utilizados na
execução da pesquisa.
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