Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorSilveira, Denise Nascimento
dc.creatorPinto, Ana Cristina Medina
dc.date.accessioned2019-05-08T13:34:27Z
dc.date.available2019-05-07
dc.date.available2019-05-08T13:34:27Z
dc.date.issued2018-02-06
dc.identifier.citationPINTO, Ana Cristina Medina. Constituição da docência no Curso de Licenciatura em Matemática a Distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB) : um itinerário formativo. Orientadora Denise Nascimento Silveira. 2018. 181 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4435
dc.description.abstractThis research had for its aim to search an comprehension about Mathematics teacher formation in distance learning bachelor course from Open University of Brazil. As it is a research with qualitative approach with characteristics of a case study, my view directs it to distance learning mathematics bachelor course from Federal University of Pelotas. The motivation for this research was to look for elements in developed formation processes in axis Geometry: space and shape; which provided teachers formation and reverberated in professorality from the individuals involved. The method used to the data analysis was the Discursive Textual Analysis (DTA). The result of this dissertation is a Formative Itinerary composed by the course documents and a suggestion of a formative guide that the future teachers can go together with the students. The evidences in individuals speech leads us to believe there is constitution of teaching form that allows them to practice this profession with the principles present in theoretical employed in research execution.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectLicenciatura em matemática a distânciapt_BR
dc.subjectProfessoralidadept_BR
dc.subjectEixo geometrias - espaço e forma.pt_BR
dc.subjectTeaching formationpt_BR
dc.subjectDistance learning mathematics bachelorpt_BR
dc.subjectProfessoralitypt_BR
dc.subjectAxis geometry - space and shapept_BR
dc.titleConstituição da docência no curso de licenciatura em matemática a distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB) : um itinerário formativopt_BR
dc.title.alternativeTeaching construction at distance learning mathema tics bachelor course from Open Univesity of BRAZIL. (UAB): Formative Itinerary.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1321931359908006pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4866864802999230pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Alves, Antônio Maurício Medeiros
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3704006449718179pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve por objetivo buscar uma compreensão sobre a constituição do professor de Matemática em um Curso de Licenciatura a Distância da Universidade Aberta do Brasil. Como trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, com características de um estudo de caso, meu olhar se direciona para o curso de Licenciatura em Matemática a Distância da Universidade Federal de Pelotas. A motivação para a pesquisa foi buscar elementos em processos formativos desenvolvidos no eixo Geometrias: Espaço e forma, que oportunizaram uma formação docente e que repercutiram na professoralidade dos sujeitos envolvidos. O método utilizado para a análise dos dados foi a Análise Textual Discursiva (ATD). O produto dessa dissertação é um Itinerário Formativo composto dos documentos do curso e de uma sugestão de roteiro formativo que os futuros professores podem percorrer junto com os estudantes. Os indícios presentes nas falas dos sujeitos me levam a crer que houve a constituição de uma forma de docência, que permite aos mesmos exercer essa profissão com princípios presentes nos teóricos utilizados na execução da pesquisa.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesPINTO, Ana Cristina Medina. Constituição da docência no Curso de Licenciatura em Matemática a Distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB) : um itinerário formativo. Orientadora Denise Nascimento Silveira. 2018. 181 f. Dissertação ( Faculdade de Educação) - Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2018.pt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem