Gestão escolar democrática e participação dos sujeitos: uma análise a partir dos fundamentos filosóficos de John Dewey.
Abstract
Com esta dissertação, pretendeu-se apontar as contribuições dos Fundamentos Filosóficos sobre Democracia do autor John Dewey para a efetivação da Gestão Escolar Democrática. Objetivou-se, com esta problemática, discutir o que é democracia, qual a importância das experiências dos indivíduos na construção de uma educação democrática. Buscamos compreender o que é Gestão Escolar Democrática, desvendar seu histórico no Brasil e a relevância de sua implantação/operacionalização nas instituições de ensino. Neste processo, foram analisadas práticas de Gestão a partir da participação em Conselhos de Classe Participativos em duas Escolas Municipais de Canguçu/RS, para que se possa contribuir com o aprimoramento das práticas educativas e de gestão, a partir do aprofundamento teórico realizado. A pesquisa é de cunho bibliográfico, com um estudo de caso, tanto no que tange às teorias sobre Democracia, como também sobre Gestão. Em Delineamentos da pesquisa ou Introdução, fizemos a exposição a respeito da escolha do tema e acerca das motivações para pesquisar processos de gestão escolar. Em seguida, demos tratamento ao que denominamos Dewey: vida e obra, a fim de apresentar o pensamento do autor, situando-o dentro da corrente denominada pragmatismo. Na sequência, com os itens Democracia e Sociedade e Educação e gestão escolar, apontamos os elos inseparáveis que há para a efetivação de uma educação democrática, apartada de modelos tidos como tão somente administrativos, apontando a diferença entre gestão e administração. Com os relatos e entrevistas dos sujeitos de duas escolas (Escola A e Escola B), procedemos a uma avaliação de como os processos de gestão avançam e recrudescem, na medida do entendimento dos sujeitos a respeito do que é participar. Nas três últimas partes da dissertação, são trazidas conclusões em direção a que: a) as referências aos dados obtidos desembocam na análise de que o Conselho de Classe participativo pode representar um ponto de partida para iniciativas de gestão democrática, b) a filosofia da educação de Dewey oferece suporte satisfatório e condizente para pensarmos sobre gestão escolar, principalmente no que denominamos pré-requisitos ou aspectos envolvidos na metodologia democrática, qual sejam: 1) a liberdade de exame, 2) tolerância de opiniões diversas, 3) a liberdade de comunicação e 4) a distribuição para cada indivíduo como consumidor intelectual último do que for descoberto.
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