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dc.contributor.advisorOliveira, Neiva Afonso
dc.creatorBertineti, Elizane Pegoraro
dc.date.accessioned2017-02-22T18:30:20Z
dc.date.available2017-02-22T18:30:20Z
dc.date.issued2014-09-04
dc.identifier.citationBERTINETI, Elizane Pegoraro. Gestão Escolar Democrática e Participação dos sujeitos: Uma análise a partir dos Fundamentos Filosóficos de John Dewey. 2014. 114f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/3173
dc.description.abstractThis Master Thesis intended to point the contributions of John Dewey’s philosophical foundations about democracy in order to efetivate School Democratic Management. It aimed discuss democracy, the importance of individuals’ experiences in the construction of subjects’ democratic education. We looked for understanding what school management is, looked for revealing its historical process in Brazil and the relevance of the implementation in teaching institutions. In this work, management practices were analysed from participation in Participative Classes Councils in two Municipal Schools in Canguçu/RS, so that we can contribute with the improvement of educative and management, from theoretical serious study. The research has a bibliographical character, with a case study in reference to theories of democracy and also referring to Management. In Research Delineation or Introduction, we made an exposition about choosing the theme and about motivations to investigate processes of schooling management. Secondly, we gave treatment to what we named Dewey: life and times, in order to present the author’s thinking, situating him in Pragmatism. Following, with the items Democracy, Society, Education and School Management, we pointed the inseparable links that exist to the permanent happening of a democratic education apart of models we consider as only administrative, pointing out the difference between Management and Administration. With the reports and interviews of the two schools’ subjects (School A and School B), we proceed to an evaluation about the way managements’ processes go ahead and break out again, according to subjects’ understanding related to participation. In the last three parts of the dissertation, we bring conclusions in the direction of a) the references to the obtained data run into the analysis that Participative Class’s Council may represent a starting-point to initiatives of democratic management, b) Dewey’s philosophy of education offers a satisfactory and suitable support to help us to think about school management, mainly in what we call conditions or involved aspects in methodology, that are 1) liberty of examination, 2) tolerance to different opinions, 3) liberty of communication and 4) the distribution to each individual as last intelectual consumer of what was found.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectOrganização e administraçãopt_BR
dc.subjectDemocraciapt_BR
dc.subjectJohn Deweypt_BR
dc.subjectSchool managementpt_BR
dc.subjectDemocracypt_BR
dc.titleGestão escolar democrática e participação dos sujeitos: uma análise a partir dos fundamentos filosóficos de John Dewey.pt_BR
dc.title.alternativeDemocratic School Management and participation of the subjects: an analysis from John Dewey's philosophical foundationspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4441689A5pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704382A7pt_BR
dc.description.resumoCom esta dissertação, pretendeu-se apontar as contribuições dos Fundamentos Filosóficos sobre Democracia do autor John Dewey para a efetivação da Gestão Escolar Democrática. Objetivou-se, com esta problemática, discutir o que é democracia, qual a importância das experiências dos indivíduos na construção de uma educação democrática. Buscamos compreender o que é Gestão Escolar Democrática, desvendar seu histórico no Brasil e a relevância de sua implantação/operacionalização nas instituições de ensino. Neste processo, foram analisadas práticas de Gestão a partir da participação em Conselhos de Classe Participativos em duas Escolas Municipais de Canguçu/RS, para que se possa contribuir com o aprimoramento das práticas educativas e de gestão, a partir do aprofundamento teórico realizado. A pesquisa é de cunho bibliográfico, com um estudo de caso, tanto no que tange às teorias sobre Democracia, como também sobre Gestão. Em Delineamentos da pesquisa ou Introdução, fizemos a exposição a respeito da escolha do tema e acerca das motivações para pesquisar processos de gestão escolar. Em seguida, demos tratamento ao que denominamos Dewey: vida e obra, a fim de apresentar o pensamento do autor, situando-o dentro da corrente denominada pragmatismo. Na sequência, com os itens Democracia e Sociedade e Educação e gestão escolar, apontamos os elos inseparáveis que há para a efetivação de uma educação democrática, apartada de modelos tidos como tão somente administrativos, apontando a diferença entre gestão e administração. Com os relatos e entrevistas dos sujeitos de duas escolas (Escola A e Escola B), procedemos a uma avaliação de como os processos de gestão avançam e recrudescem, na medida do entendimento dos sujeitos a respeito do que é participar. Nas três últimas partes da dissertação, são trazidas conclusões em direção a que: a) as referências aos dados obtidos desembocam na análise de que o Conselho de Classe participativo pode representar um ponto de partida para iniciativas de gestão democrática, b) a filosofia da educação de Dewey oferece suporte satisfatório e condizente para pensarmos sobre gestão escolar, principalmente no que denominamos pré-requisitos ou aspectos envolvidos na metodologia democrática, qual sejam: 1) a liberdade de exame, 2) tolerância de opiniões diversas, 3) a liberdade de comunicação e 4) a distribuição para cada indivíduo como consumidor intelectual último do que for descoberto.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR


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