Variação em caso de acento marcado no português: análise de estruturas linguísticas
Abstract
A presente tese investigou o emprego de palavras com acento primário marcado no português
brasileiro (PB), com foco em proparoxítonas e paroxítonas terminadas em ditongo crescente. A
pesquisa foi realizada com seis falantes de PB, analfabetos, da região de Mostardas e Tavares,
no sul do Rio Grande do Sul. O objetivo principal foi descrever, analisar e formalizar os
processos fonológicos aplicados a essas formas, à luz da Teoria da Fonologia Métrica. Utilizou se metodologia qualitativa e quantitativa na análise dos dados, que foram obtidos com a
aplicação de três tipos de instrumentos: teste de produção de palavras com acento marcado,
teste de produção de palavras derivadas pela adjunção do sufixo -zinho e teste de percepção de
palavras com acento marcado. Os dados revelaram a aplicação recorrente, embora variável, de
processos de elisão e de modificação estrutural como estratégias de evitação do acento marcado.
A elisão da V2 da sequência vocálica na borda direita de paroxítonas terminadas em ditongo
crescente, processo também variável, foi identificada como traço característico da região em
que o estudo foi realizado. Os resultados obtidos com os diferentes testes aplicados, articulados
com o exame dos processos de que as palavras com acento marcado foram alvo, conduziram à
interpretação de que a representação fonológica desses vocábulos, para os falantes, pode
apresentar diferenças, o que se fez evidente na produção de formas com o sufixo -zinho.
Também os dados permitiram a interpretação de que as manifestações fonéticas com acento
marcado aqui objeto de análise – proparoxítonas e paroxítonas terminadas em ditongo crescente
– são mapeamentos de um mesmo tipo de forma na estrutura subjacente: forma proparoxítona.
À luz da Teoria da Fonologia Métrica e da proposta de Bisol (1992) para a atribuição do acento
primário aos nomes do português, considerou-se pertinente o uso do pé troqueu para a
explicação dos fenômenos verificados na gramática fonológica, relativa a palavras com acento
marcado, dos falantes da língua que integraram o estudo. Com esse encaminhamento, esta
pesquisa alinha-se aos estudos que contribuem para a descrição do português brasileiro.

