Medicina de família e comunidade na graduação: uma proposta de matriz de competências
Abstract
A expansão do ensino de Medicina de Família e Comunidade (MFC) na graduação nos últimos anos foi qualificada com a adoção do aprendizado baseado em competências. A MFC do Curso de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Chapecó/SC não dispunha dessa estratégia pedagógica, sendo objeto do presente Trabalho de Conclusão do Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE) a superação dessa lacuna. A proposta consiste em uma matriz de competências a ser implantada nas sétima e oitava fases do curso. O presente documento contempla o projeto de desenvolvimento da matriz, com a revisão bibliográfica de documentos oficiais e propostas sobre currículo baseado em competências na graduação médica. Tomou-se o Projeto Pedagógico do Curso, as Diretrizes Curriculares Nacionais, o Currículo Baseado em Competências para MFC da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade e as Diretrizes para o Ensino em Atenção Primária à Saúde como base para a identificação de competências e a construção da proposta. Em relação ao Currículo Baseado em Competências para MFC, observou-se que todas as 42 competências listadas estavam contempladas em algum componente curricular do curso (CCR). Destacou se aquelas que representavam lacunas nos CCR anteriores para desenvolver nas fases VII e VIII, que correspondem à MFC. A matriz desenvolvida discute a relevância de organizar currículos baseados em competências e poderá qualificar o ensino de MFC da UFFS-Chapecó e contribuir para a formação médica.

