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dc.creatorCarvalho, Ana Luiza Babo Sedlacek
dc.date.accessioned2025-10-08T10:49:48Z
dc.date.available2025-10-08T10:49:48Z
dc.date.issued2021-12-23
dc.identifier.citationCARVALHO, Ana Luiza Babo Sedlacek. Medicina de família e comunidade na graduação: uma proposta de matriz de competências. 2021. 100f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17904
dc.description.abstractThe expansion of teaching of Family and Community Medicine (MFC) at undergraduate level in recent years has been qualified with the adoption of competency-based learning. The MFC of the Medicine Course at the Federal University of Fronteira Sul (UFFS) – Chapecó/SC, the MFC did not have this pedagogical strategy, and the overcoming of this gap is the object of this Final Paper of the Professional Master's Degree in Family Health (PROFSAUDE). The proposal consists of a competency matrix to be implemented in the seventh and eighth phases of the course. This document contemplates the matrix development project, with a bibliographic review of official documents and proposals on competency-based curriculum in medical graduation. The Course's Pedagogical Project, the National Curriculum Guidelines, the Competence-Based Curriculum for CFM of the Brazilian Society of Family and Community Medicine and the Guidelines for Teaching in Primary Health Care were used as the basis for the identification of competencies and construction of the proposal. Regarding the Competency-Based Curriculum for CFM, it was observed that all 42 competencies listed were included in some curriculum component of the course (CCC). Those that represented gaps in the previous CCR to be developed in phases VII and VIII, which correspond to the MFC, were highlighted. The developed matrix discusses the relevance of organizing competency-based curricula and may qualify the teaching of FCM at UFFS-Chapecó and contribute to medical training.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectMedicina da famíliapt_BR
dc.subjectSaúde públicapt_BR
dc.subjectSaúde da famíliapt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectComunidadept_BR
dc.titleMedicina de família e comunidade na graduação: uma proposta de matriz de competênciaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDhttps://orcid.org/0000-0003-1346-1415pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6769698245453484pt_BR
dc.contributor.advisorIDhttps://orcid.org/0000-0002-5746-5170pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5795415938371676pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Fassa, Maria Elizabeth Gastal
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1749298533864520pt_BR
dc.description.resumoA expansão do ensino de Medicina de Família e Comunidade (MFC) na graduação nos últimos anos foi qualificada com a adoção do aprendizado baseado em competências. A MFC do Curso de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Chapecó/SC não dispunha dessa estratégia pedagógica, sendo objeto do presente Trabalho de Conclusão do Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE) a superação dessa lacuna. A proposta consiste em uma matriz de competências a ser implantada nas sétima e oitava fases do curso. O presente documento contempla o projeto de desenvolvimento da matriz, com a revisão bibliográfica de documentos oficiais e propostas sobre currículo baseado em competências na graduação médica. Tomou-se o Projeto Pedagógico do Curso, as Diretrizes Curriculares Nacionais, o Currículo Baseado em Competências para MFC da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade e as Diretrizes para o Ensino em Atenção Primária à Saúde como base para a identificação de competências e a construção da proposta. Em relação ao Currículo Baseado em Competências para MFC, observou-se que todas as 42 competências listadas estavam contempladas em algum componente curricular do curso (CCR). Destacou se aquelas que representavam lacunas nos CCR anteriores para desenvolver nas fases VII e VIII, que correspondem à MFC. A matriz desenvolvida discute a relevância de organizar currículos baseados em competências e poderá qualificar o ensino de MFC da UFFS-Chapecó e contribuir para a formação médica.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Saúde da Famíliapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Facchini, Luiz Augusto
dc.subject.cnpq1MEDICINApt_BR
dc.subject.cnpq2SAUDE PUBLICApt_BR


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