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Medicina de família e comunidade na graduação: uma proposta de matriz de competências
| dc.creator | Carvalho, Ana Luiza Babo Sedlacek | |
| dc.date.accessioned | 2025-10-08T10:49:48Z | |
| dc.date.available | 2025-10-08T10:49:48Z | |
| dc.date.issued | 2021-12-23 | |
| dc.identifier.citation | CARVALHO, Ana Luiza Babo Sedlacek. Medicina de família e comunidade na graduação: uma proposta de matriz de competências. 2021. 100f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17904 | |
| dc.description.abstract | The expansion of teaching of Family and Community Medicine (MFC) at undergraduate level in recent years has been qualified with the adoption of competency-based learning. The MFC of the Medicine Course at the Federal University of Fronteira Sul (UFFS) – Chapecó/SC, the MFC did not have this pedagogical strategy, and the overcoming of this gap is the object of this Final Paper of the Professional Master's Degree in Family Health (PROFSAUDE). The proposal consists of a competency matrix to be implemented in the seventh and eighth phases of the course. This document contemplates the matrix development project, with a bibliographic review of official documents and proposals on competency-based curriculum in medical graduation. The Course's Pedagogical Project, the National Curriculum Guidelines, the Competence-Based Curriculum for CFM of the Brazilian Society of Family and Community Medicine and the Guidelines for Teaching in Primary Health Care were used as the basis for the identification of competencies and construction of the proposal. Regarding the Competency-Based Curriculum for CFM, it was observed that all 42 competencies listed were included in some curriculum component of the course (CCC). Those that represented gaps in the previous CCR to be developed in phases VII and VIII, which correspond to the MFC, were highlighted. The developed matrix discusses the relevance of organizing competency-based curricula and may qualify the teaching of FCM at UFFS-Chapecó and contribute to medical training. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
| dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
| dc.subject | Medicina da família | pt_BR |
| dc.subject | Saúde pública | pt_BR |
| dc.subject | Saúde da família | pt_BR |
| dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
| dc.subject | Comunidade | pt_BR |
| dc.title | Medicina de família e comunidade na graduação: uma proposta de matriz de competências | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| dc.contributor.authorID | https://orcid.org/0000-0003-1346-1415 | pt_BR |
| dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6769698245453484 | pt_BR |
| dc.contributor.advisorID | https://orcid.org/0000-0002-5746-5170 | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5795415938371676 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor-co1 | Fassa, Maria Elizabeth Gastal | |
| dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1749298533864520 | pt_BR |
| dc.description.resumo | A expansão do ensino de Medicina de Família e Comunidade (MFC) na graduação nos últimos anos foi qualificada com a adoção do aprendizado baseado em competências. A MFC do Curso de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Chapecó/SC não dispunha dessa estratégia pedagógica, sendo objeto do presente Trabalho de Conclusão do Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE) a superação dessa lacuna. A proposta consiste em uma matriz de competências a ser implantada nas sétima e oitava fases do curso. O presente documento contempla o projeto de desenvolvimento da matriz, com a revisão bibliográfica de documentos oficiais e propostas sobre currículo baseado em competências na graduação médica. Tomou-se o Projeto Pedagógico do Curso, as Diretrizes Curriculares Nacionais, o Currículo Baseado em Competências para MFC da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade e as Diretrizes para o Ensino em Atenção Primária à Saúde como base para a identificação de competências e a construção da proposta. Em relação ao Currículo Baseado em Competências para MFC, observou-se que todas as 42 competências listadas estavam contempladas em algum componente curricular do curso (CCR). Destacou se aquelas que representavam lacunas nos CCR anteriores para desenvolver nas fases VII e VIII, que correspondem à MFC. A matriz desenvolvida discute a relevância de organizar currículos baseados em competências e poderá qualificar o ensino de MFC da UFFS-Chapecó e contribuir para a formação médica. | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Facchini, Luiz Augusto | |
| dc.subject.cnpq1 | MEDICINA | pt_BR |
| dc.subject.cnpq2 | SAUDE PUBLICA | pt_BR |

