Cooperação e competição na aprendizagem motora de crianças
Resumen
Estudos têm revelado que o suporte ao relacionamento social pode beneficiar a
aprendizagem motora de adolescentes, adultos e idosos, porém, os efeitos na
população infantil carece de investigação. Uma estratégia importante para
promover esse suporte é a adoção de estruturas cooperativas de prática, que
favorecem a aprendizagem motora. Por outro lado, a estrutura competitiva de
prática parece frustrar a necessidade de relacionamento social. O objetivo do
presente estudo foi verificar os efeitos de estruturas de prática cooperativas e
competitivas no desempenho e aprendizagem motora em crianças. Dois estudos
foram conduzidos cuja tarefa envolveu realizar rebatidas de tênis procurando
acertar o alvo posicionado do outro lado da quadra. O primeiro estudo investigou
os efeitos dos contextos cooperativos e competitivos de prática por meio de
instrução, no desempenho e aprendizagem motora em crianças. Os participantes
praticaram individualmente e foram divididos em três grupos experimentais:
Cooperação (COOP), Competição (COMP) e Controle. Os participantes do grupo
COOP apresentaram significativamente melhor desempenho em relação aos
grupos COMP e Controle, mas essa diferença não foi observada na aprendizagem
motora. O segundo estudo investigou os efeitos da cooperação e da competição
na aprendizagem em duplas da rebatida do tênis em crianças. Os participantes
foram divididos em dois grupos experimentais: Cooperação (COOP) e Competição
(COMP). Os grupos não apresentaram diferenças significativas no desempenho e
aprendizagem motora. Entretanto, respostas dos questionários de motivação
intrínseca revelaram que os participantes do grupo COOP apresentaram maior
percepção de relacionamento, divertimento e persistência em relação ao grupo
COMP. Conclui-se que instrução de cooperação beneficia o desempenho motor
de crianças na prática individual, enquanto na prática em duplas, aumenta o
relacionamento percebido, divertimento e persistência na prática da tarefa. Mais
pesquisas podem ser realizadas para maior esclarecimento sobre os efeitos da
cooperação e competição no desempenho e aprendizagem motora, em diferentes
contextos de prática.

