Mostrar registro simples

dc.creatorGonçalves , Gisele Severo
dc.date.accessioned2025-10-02T01:12:48Z
dc.date.available2025-10-02T01:12:48Z
dc.date.issued2025-06-30
dc.identifier.citationGONÇALVES, Gisele Severo. Cooperação e competição na aprendizagem motora de crianças. 2025. 131f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17781
dc.description.abstractStudies have shown that relatedness support can benefit motor learning in adolescents, adults, and the elderly; however, its effects on the child population remain underexplored. An important strategy to promote such support is the adoption of cooperative practice structures, which favor motor learning. Conversely, competitive practice structures appear to undermine the need for relatedness. The aim of the present study was to examine the effects of cooperative and competitive practice structures on motor performance and learning in children. Two studies were conducted using a task that involved hitting tennis balls in an attempt to reach a target placed on the opposite side of the court. The first study investigated the effects of cooperative and competitive practice contexts, through instruction, on children's motor performance and learning. Participants practiced individually and were divided into three experimental groups: Cooperation (COOP), Competition (COMP), and Control. Participants in the COOP group showed significantly better performance compared to the COMP and Control groups; however, this difference was not observed in motor learning. The second study examined the effects of cooperation and competition on paired practice of tennis strokes in children. Participants were divided into two experimental groups: Cooperation (COOP) and Competition (COMP). The groups did not show significant differences in motor performance or learning. However, responses to intrinsic motivation inventory revealed that participants in the COOP group reported greater perceived relatedness, enjoyment, and persistence compared to the COMP group. In conclusion, cooperative instruction benefits children’s motor performance in individual practice, while in paired practice, it enhances perceived relatedness, enjoyment, and persistence during task execution. Further research is warranted to better understand the effects of cooperation and competition on motor performance and learning across different practice contexts.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectAprendizagem motorapt_BR
dc.subjectRelacionamento socialpt_BR
dc.subjectCooperaçãopt_BR
dc.subjectCompetiçãopt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.titleCooperação e competição na aprendizagem motora de criançaspt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2998945091297185pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3676627708423832pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Cardozo, Priscila Lopes
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1712413211458082pt_BR
dc.description.resumoEstudos têm revelado que o suporte ao relacionamento social pode beneficiar a aprendizagem motora de adolescentes, adultos e idosos, porém, os efeitos na população infantil carece de investigação. Uma estratégia importante para promover esse suporte é a adoção de estruturas cooperativas de prática, que favorecem a aprendizagem motora. Por outro lado, a estrutura competitiva de prática parece frustrar a necessidade de relacionamento social. O objetivo do presente estudo foi verificar os efeitos de estruturas de prática cooperativas e competitivas no desempenho e aprendizagem motora em crianças. Dois estudos foram conduzidos cuja tarefa envolveu realizar rebatidas de tênis procurando acertar o alvo posicionado do outro lado da quadra. O primeiro estudo investigou os efeitos dos contextos cooperativos e competitivos de prática por meio de instrução, no desempenho e aprendizagem motora em crianças. Os participantes praticaram individualmente e foram divididos em três grupos experimentais: Cooperação (COOP), Competição (COMP) e Controle. Os participantes do grupo COOP apresentaram significativamente melhor desempenho em relação aos grupos COMP e Controle, mas essa diferença não foi observada na aprendizagem motora. O segundo estudo investigou os efeitos da cooperação e da competição na aprendizagem em duplas da rebatida do tênis em crianças. Os participantes foram divididos em dois grupos experimentais: Cooperação (COOP) e Competição (COMP). Os grupos não apresentaram diferenças significativas no desempenho e aprendizagem motora. Entretanto, respostas dos questionários de motivação intrínseca revelaram que os participantes do grupo COOP apresentaram maior percepção de relacionamento, divertimento e persistência em relação ao grupo COMP. Conclui-se que instrução de cooperação beneficia o desempenho motor de crianças na prática individual, enquanto na prática em duplas, aumenta o relacionamento percebido, divertimento e persistência na prática da tarefa. Mais pesquisas podem ser realizadas para maior esclarecimento sobre os efeitos da cooperação e competição no desempenho e aprendizagem motora, em diferentes contextos de prática.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Clark , Suzete Chiviacowsky
dc.subject.cnpq1EDUCACAO FISICApt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples