| dc.creator | Gonçalves , Gisele Severo | |
| dc.date.accessioned | 2025-10-02T01:12:48Z | |
| dc.date.available | 2025-10-02T01:12:48Z | |
| dc.date.issued | 2025-06-30 | |
| dc.identifier.citation | GONÇALVES, Gisele Severo. Cooperação e competição na aprendizagem motora de crianças. 2025. 131f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17781 | |
| dc.description.abstract | Studies have shown that relatedness support can benefit motor learning in
adolescents, adults, and the elderly; however, its effects on the child population remain
underexplored. An important strategy to promote such support is the adoption of
cooperative practice structures, which favor motor learning. Conversely, competitive
practice structures appear to undermine the need for relatedness. The aim of the
present study was to examine the effects of cooperative and competitive practice
structures on motor performance and learning in children. Two studies were conducted
using a task that involved hitting tennis balls in an attempt to reach a target placed on
the opposite side of the court. The first study investigated the effects of cooperative
and competitive practice contexts, through instruction, on children's motor performance
and learning. Participants practiced individually and were divided into three
experimental groups: Cooperation (COOP), Competition (COMP), and Control.
Participants in the COOP group showed significantly better performance compared to
the COMP and Control groups; however, this difference was not observed in motor
learning. The second study examined the effects of cooperation and competition on
paired practice of tennis strokes in children. Participants were divided into two
experimental groups: Cooperation (COOP) and Competition (COMP). The groups did
not show significant differences in motor performance or learning. However, responses
to intrinsic motivation inventory revealed that participants in the COOP group reported
greater perceived relatedness, enjoyment, and persistence compared to the COMP
group. In conclusion, cooperative instruction benefits children’s motor performance in
individual practice, while in paired practice, it enhances perceived relatedness,
enjoyment, and persistence during task execution. Further research is warranted to
better understand the effects of cooperation and competition on motor performance
and learning across different practice contexts. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
| dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
| dc.subject | Aprendizagem motora | pt_BR |
| dc.subject | Relacionamento social | pt_BR |
| dc.subject | Cooperação | pt_BR |
| dc.subject | Competição | pt_BR |
| dc.subject | Crianças | pt_BR |
| dc.title | Cooperação e competição na aprendizagem motora de crianças | pt_BR |
| dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
| dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2998945091297185 | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3676627708423832 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor-co1 | Cardozo, Priscila Lopes | |
| dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1712413211458082 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Estudos têm revelado que o suporte ao relacionamento social pode beneficiar a
aprendizagem motora de adolescentes, adultos e idosos, porém, os efeitos na
população infantil carece de investigação. Uma estratégia importante para
promover esse suporte é a adoção de estruturas cooperativas de prática, que
favorecem a aprendizagem motora. Por outro lado, a estrutura competitiva de
prática parece frustrar a necessidade de relacionamento social. O objetivo do
presente estudo foi verificar os efeitos de estruturas de prática cooperativas e
competitivas no desempenho e aprendizagem motora em crianças. Dois estudos
foram conduzidos cuja tarefa envolveu realizar rebatidas de tênis procurando
acertar o alvo posicionado do outro lado da quadra. O primeiro estudo investigou
os efeitos dos contextos cooperativos e competitivos de prática por meio de
instrução, no desempenho e aprendizagem motora em crianças. Os participantes
praticaram individualmente e foram divididos em três grupos experimentais:
Cooperação (COOP), Competição (COMP) e Controle. Os participantes do grupo
COOP apresentaram significativamente melhor desempenho em relação aos
grupos COMP e Controle, mas essa diferença não foi observada na aprendizagem
motora. O segundo estudo investigou os efeitos da cooperação e da competição
na aprendizagem em duplas da rebatida do tênis em crianças. Os participantes
foram divididos em dois grupos experimentais: Cooperação (COOP) e Competição
(COMP). Os grupos não apresentaram diferenças significativas no desempenho e
aprendizagem motora. Entretanto, respostas dos questionários de motivação
intrínseca revelaram que os participantes do grupo COOP apresentaram maior
percepção de relacionamento, divertimento e persistência em relação ao grupo
COMP. Conclui-se que instrução de cooperação beneficia o desempenho motor
de crianças na prática individual, enquanto na prática em duplas, aumenta o
relacionamento percebido, divertimento e persistência na prática da tarefa. Mais
pesquisas podem ser realizadas para maior esclarecimento sobre os efeitos da
cooperação e competição no desempenho e aprendizagem motora, em diferentes
contextos de prática. | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Clark , Suzete Chiviacowsky | |
| dc.subject.cnpq1 | EDUCACAO FISICA | pt_BR |