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Cooperação e competição na aprendizagem motora de crianças

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TESE Gisele Severo Gonçalves.pdf (1.863Mb)
Data
2025-06-30
Autor
Gonçalves , Gisele Severo
Metadata
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Resumo
Estudos têm revelado que o suporte ao relacionamento social pode beneficiar a aprendizagem motora de adolescentes, adultos e idosos, porém, os efeitos na população infantil carece de investigação. Uma estratégia importante para promover esse suporte é a adoção de estruturas cooperativas de prática, que favorecem a aprendizagem motora. Por outro lado, a estrutura competitiva de prática parece frustrar a necessidade de relacionamento social. O objetivo do presente estudo foi verificar os efeitos de estruturas de prática cooperativas e competitivas no desempenho e aprendizagem motora em crianças. Dois estudos foram conduzidos cuja tarefa envolveu realizar rebatidas de tênis procurando acertar o alvo posicionado do outro lado da quadra. O primeiro estudo investigou os efeitos dos contextos cooperativos e competitivos de prática por meio de instrução, no desempenho e aprendizagem motora em crianças. Os participantes praticaram individualmente e foram divididos em três grupos experimentais: Cooperação (COOP), Competição (COMP) e Controle. Os participantes do grupo COOP apresentaram significativamente melhor desempenho em relação aos grupos COMP e Controle, mas essa diferença não foi observada na aprendizagem motora. O segundo estudo investigou os efeitos da cooperação e da competição na aprendizagem em duplas da rebatida do tênis em crianças. Os participantes foram divididos em dois grupos experimentais: Cooperação (COOP) e Competição (COMP). Os grupos não apresentaram diferenças significativas no desempenho e aprendizagem motora. Entretanto, respostas dos questionários de motivação intrínseca revelaram que os participantes do grupo COOP apresentaram maior percepção de relacionamento, divertimento e persistência em relação ao grupo COMP. Conclui-se que instrução de cooperação beneficia o desempenho motor de crianças na prática individual, enquanto na prática em duplas, aumenta o relacionamento percebido, divertimento e persistência na prática da tarefa. Mais pesquisas podem ser realizadas para maior esclarecimento sobre os efeitos da cooperação e competição no desempenho e aprendizagem motora, em diferentes contextos de prática.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17781
Collections
  • PPGEF: Dissertações e Teses [356]

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