• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O ensino superior do semiárido sob a ótica crítico-reflexiva da filosofia da educação: pensando a Universidade Sertaneja

Thumbnail
Ver/
Wagner_Silva_Tese.pdf (2.185Mb)
Fecha
2025-07-24
Autor
Silva, Wagner Pires da
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
O presente estudo apresenta a expansão da educação superior, com foco na região do Cariri, no interior do Ceará, em território semiárido. A análise traz as elaborações e reelaborações da Educação Superior em sua historicidade, apontando que a expansão vem sendo realizada de ensino superior idealizado pelo capitalismo. A desarticulação do modo de vida sertaneja, o surgimento das contradições entre as relações de produção antigas e novas relações capitalistas, oriundas dos novos estabelecimentos agroindustriais geram contradições que se refletem na expansão da educação superior para o semiárido. Um modelo público de educação superior, baseado na universidade e em seu tripé de ensino, pesquisa e extensão, e o modelo privado, com ênfase em faculdades e centros universitários, voltados para o ensino, estão em disputa, não apenas por alunos e investimento, mas pela influência no Cariri. Uma disputa, onde a universidade pública sofre pressões dos mais diversos setores sociais, políticos e econômicos para adaptar-se aos preceitos e demandas do mercado. Sob a perspectiva da Filosofia da Educação, a presente tese analisa a expansão da educação superior, entendendo o conflito entre os modelos de educação superior como parte da luta de classes brasileira e internacional. Utilizando as contribuições marxistas para entender o atual momento do capitalismo e seu receituário para a educação, o trabalho aborda a caracterização da educação superior, enquanto mercadoria, bem como a sua inadequação da lógica mercantil para a educação do semiárido cearense. A partir daí, elenca os pontos necessários para uma educação superior que atenda aos interesses dos sertanejos do semiárido cearense, partindo de uma elaboração antropológica, axiológica e epistemológica, que supere as contradições que o capital busca impor à educação. Tal elaboração auxiliará na reflexão sobre a universidade sertaneja, base da formulação de uma educação superior do Cariri.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17752
Colecciones
  • PPGE: Dissertações e Teses [807]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

Mi cuenta

AccederRegistro

Estadísticas

Ver Estadísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV