| dc.creator | Silva, Wagner Pires da | |
| dc.date.accessioned | 2025-10-01T01:30:52Z | |
| dc.date.available | 2025-09-30 | |
| dc.date.available | 2025-10-01T01:30:52Z | |
| dc.date.issued | 2025-07-24 | |
| dc.identifier.citation | SILVA, Wagner Pires da. O ensino superior do semiárido sob a ótica críticoreflexiva da filosofia da educação: pensando a Universidade Sertaneja. 2025. 208f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17752 | |
| dc.description.abstract | This study presents the expansion of higher education, focusing on the Cariri region, in the interior of Ceará, in semi-arid territory. The analysis shows the elaborations and re-elaborations of higher education in its historicity, pointing out that the expansion has been carried out of higher education idealized by capitalism. The disarticulation of the sertanejo way of life, the emergence of contradictions between the old relations of production and the new capitalist relations arising from the new agro-industrial establishments generate contradictions that are reflected in the expansion of higher education into the semi-arid region. A public model of higher education, based on the university and its tripod of teaching, research and extension, and the private model, with an emphasis on colleges and university centers, are in dispute, not only for students and investment, but for influence in Cariri. A dispute in which the public university is under pressure from the most diverse social, political and economic sectors to adapt to the precepts and demands of the market. From the perspective of the Philosophy of Education, this thesis analyzes the expansion of higher education, understanding the conflict between higher education models as part of the Brazilian and international class struggle. Using Marxist contributions to understand the current moment of capitalism and its prescription for education, the work addresses the characterization of higher education as a commodity, as well as its inadequacy of the mercantile logic for education in the semi-arid region of Ceará. From there, it outlines the points necessary for a higher education that meets the interests of the sertanejos of the semi-arid region of Ceará, starting from an anthropological, axiological and epistemological elaboration that overcomes the contradictions that capital tries to impose on education. This will contribute to the reflection on the sertaneja university, the basis for the formulation of higher education in Cariri. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
| dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
| dc.subject | Expansão da educação superior | pt_BR |
| dc.subject | Ensino superior do semiárido | pt_BR |
| dc.subject | Universidade sertaneja | pt_BR |
| dc.subject | Filosofia da educação | pt_BR |
| dc.subject | Expansion of higher education | pt_BR |
| dc.subject | Higher education in semi-arid | pt_BR |
| dc.subject | Universidade sertaneja | pt_BR |
| dc.subject | Philosophy of education | pt_BR |
| dc.title | O ensino superior do semiárido sob a ótica crítico-reflexiva da filosofia da educação: pensando a Universidade Sertaneja | pt_BR |
| dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
| dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8239540175884532 | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7408879749508088 | pt_BR |
| dc.description.resumo | O presente estudo apresenta a expansão da educação superior, com foco na região do Cariri, no interior do Ceará, em território semiárido. A análise traz as elaborações e reelaborações da Educação Superior em sua historicidade, apontando que a expansão vem sendo realizada de ensino superior idealizado pelo capitalismo. A desarticulação do modo de vida sertaneja, o surgimento das contradições entre as relações de produção antigas e novas relações capitalistas, oriundas dos novos estabelecimentos agroindustriais geram contradições que se refletem na expansão da educação superior para o semiárido. Um modelo público de educação superior, baseado na universidade e em seu tripé de ensino, pesquisa e extensão, e o modelo privado, com ênfase em faculdades e centros universitários, voltados para o ensino, estão em disputa, não apenas por alunos e investimento, mas pela influência no Cariri. Uma disputa, onde a universidade pública sofre pressões dos mais diversos setores sociais, políticos e econômicos para adaptar-se aos preceitos e demandas do mercado. Sob a perspectiva da Filosofia da Educação, a presente tese analisa a expansão da educação superior, entendendo o conflito entre os modelos de educação superior como parte da luta de classes brasileira e internacional. Utilizando as contribuições marxistas para entender o atual momento do capitalismo e seu receituário para a educação, o trabalho aborda a caracterização da educação superior, enquanto mercadoria, bem como a sua inadequação da lógica mercantil para a educação do semiárido cearense. A partir daí, elenca os pontos necessários para uma educação superior que atenda aos interesses dos sertanejos do semiárido cearense, partindo de uma elaboração antropológica, axiológica e epistemológica, que supere as contradições que o capital busca impor à educação. Tal elaboração auxiliará na reflexão sobre a universidade sertaneja, base da formulação de uma educação superior do Cariri. | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Neiva Afonso | |
| dc.subject.cnpq1 | EDUCACAO | pt_BR |