Da aparência à essência, da passividade à resistência, as visões da Base Nacional Comum Curricular em uma Escola do Campo no município de Piratini/RS
Resumo
Na presente tese de doutoramento tem-se como objetivo compreender as modificações e os ajustes que são produzidos na organização do trabalho pedagógico dos docentes dos anos iniciais do ensino fundamental a partir da implantação da BNCC. A pesquisa foi fundamentada no marco teórico epistemológico do materialismo histórico dialético, a partir de uma pesquisa participante, por entender que a construção dos saberes se faz em via de mão dupla, tanto da pesquisadora como do corpo docente que está inserido nessa realidade conjectural. A pesquisa foi realizada no município de Piratini/RS, e teve como lócus da investigação foi a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Dr. Vieira da Cunha situada na zona rural, no 5° distrito, que agrega comunidades de assentados, quilombolas e pequenos agricultores. Na pesquisa de campo, foram analisados os documentos produzidos pela Secretaria Municipal de Educação de Piratini que registraram o processo de implementação da BNCC no município, e foram realizadas entrevistas com os docentes da escola selecionada. Conclui-se que a Base, com um viés aligeirado na produção e na execução, repercutiu, significativamente, na organização das instituições de ensino, por ter um caráter obrigatório. O projeto neoliberal da Base cumpre o papel de manter o status quo hegemônico de perpetuação dos interesses capitalistas, com a precarização e a alienação do trabalho desenvolvido na escola e dentro da sala de aula; cria mecanismos de controle da ação docente, desintelectualização e padronização dos processos de ensino e aprendizagem. Não é ao acaso sua implementação, é proposital! Faz-se crucial um movimento contrahegemônico sobre os ditames e os impactos dessa normativas para a educação brasileira e, principalmente, para a educação do campo

