Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorJanke, Mari Regina Rocha
dc.date.accessioned2025-09-30T16:43:02Z
dc.date.available2025-09-30
dc.date.available2025-09-30T16:43:02Z
dc.date.issued2025-08-15
dc.identifier.citationJANKE, Mari Regina Rocha. Da aparência à essência, da passividade à resistência, as visões sobre a Base Nacional Comum Curricular em uma Escola do Campo no Município de Piratini/RS. Orientadora: Valdelaine da Rosa Mendes. 2025. 232 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17725
dc.description.abstractIn this research thesis the aim is to understand the changes and adjustments that occur in the pedagogical work organization of elementary school teachers after the BNCC starting. The research was based on the theoretical epistemological framework of dialectical historical materialism, as of participatory research, since it is understood that knowledge construction is a two-way direction, both for the researcher and for the teaching staff who are inserted in this conjectural reality. The research was taken in the municipality of Piratini/RS, and the investigation locus was the Municipal School of Early Childhood Education and Elementary Education Dr. Vieira da Cunha, located in the rural area, in the 5th district, that adds communities of settlers, quilombolas and small farmers. In field research, documents produced by the Municipal Department of Education of Piratini that recorded the BNCC implementation process in the municipality were analyzed, and interviews were conducted with teachers from the selected school. It is concluded that the Base, with fast production and implementation, had a significant impact on educational institutions organization, since it is mandatory. The Base’s neoliberal project fulfills the role of maintaining the hegemonic status quo of perpetuating capitalist interests, in the precariousness and alienation of work developed in schools and in the classroom; it creates mechanisms to control teaching actions, de-intellectualize and standardize teaching and learningpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectPrecarizaçãopt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectCommon National Curricular Basept_BR
dc.subjectRural educationpt_BR
dc.subjectPrecariousnesspt_BR
dc.subjectTeaching workpt_BR
dc.titleDa aparência à essência, da passividade à resistência, as visões da Base Nacional Comum Curricular em uma Escola do Campo no município de Piratini/RSpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1748504377893406pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6848764344636670pt_BR
dc.description.resumoNa presente tese de doutoramento tem-se como objetivo compreender as modificações e os ajustes que são produzidos na organização do trabalho pedagógico dos docentes dos anos iniciais do ensino fundamental a partir da implantação da BNCC. A pesquisa foi fundamentada no marco teórico epistemológico do materialismo histórico dialético, a partir de uma pesquisa participante, por entender que a construção dos saberes se faz em via de mão dupla, tanto da pesquisadora como do corpo docente que está inserido nessa realidade conjectural. A pesquisa foi realizada no município de Piratini/RS, e teve como lócus da investigação foi a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Dr. Vieira da Cunha situada na zona rural, no 5° distrito, que agrega comunidades de assentados, quilombolas e pequenos agricultores. Na pesquisa de campo, foram analisados os documentos produzidos pela Secretaria Municipal de Educação de Piratini que registraram o processo de implementação da BNCC no município, e foram realizadas entrevistas com os docentes da escola selecionada. Conclui-se que a Base, com um viés aligeirado na produção e na execução, repercutiu, significativamente, na organização das instituições de ensino, por ter um caráter obrigatório. O projeto neoliberal da Base cumpre o papel de manter o status quo hegemônico de perpetuação dos interesses capitalistas, com a precarização e a alienação do trabalho desenvolvido na escola e dentro da sala de aula; cria mecanismos de controle da ação docente, desintelectualização e padronização dos processos de ensino e aprendizagem. Não é ao acaso sua implementação, é proposital! Faz-se crucial um movimento contrahegemônico sobre os ditames e os impactos dessa normativas para a educação brasileira e, principalmente, para a educação do campopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Mendes, Valdelaine da Rosa
dc.subject.cnpq1EDUCACAOpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem