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A biblioteca escolar como aliada na construção da elevação cultural e moral: caminhos para uma atividade educativa emancipadora em uma escola municipal do Capão do Leão/RS

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Francine_Weymar_Tese.pdf (3.883Mb)
Data
2025-04-01
Autor
Weymar, Francine Couto de Oliveira
Metadata
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Resumo
A presente tese, balizada no Materialismo Histórico Dialético na percepção de Marx e de Gramsci, possui o intuito de contribuir na construção de espaços de diálogos com os docentes que permitam a compreensão dos condicionantes internos e externos à constituição da biblioteca escolar em uma escola pública de ensino fundamental no município do Capão do Leão/RS, em busca de uma atividade educadora transformadora. O estudo qualitativo baseou-se na análise da situação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Comunitária Parque Fragata da cidade do Capão do Leão/RS. Estabeleceu-se como tese a biblioteca escolar em sua constituição histórica e dialética, como parte de uma instituição formativa, a qual tem potencial na construção de diálogos com os docentes é, portanto, uma possibilidade para elevação cultural e moral de seu público. Utilizou-se como instrumento de pesquisa a entrevista semiestruturada com as professoras que ministram aulas no Pré B, nos primeiros e nos segundos anos do ensino fundamental, por entender a existência do incentivo à leitura, nos primeiros anos escolares. Com o auxílio das categorias da singularidade, da particularidade e da universalidade emergiram quatro temáticas: incentivo à leitura durante os anos escolares: dentro e fora da escola; o livro como protagonista na elaboração das aulas ministradas; a biblioteca escolar como espaço de desenvolvimento da criticidade e da disseminação cultural e a luta por um espaço lúdico para a promoção da leitura na escola: a biblioteca como lugar possível para elevação cultural e moral da comunidade escolar. Encerra-se a investigação observando o início da constituição de um organismo coletivo consciente a classe à qual se vincula e em meio as contradições e alienações, a luta em prol do desenvolvimento da atividade educativa emancipadora. Mesmo com a inexistência da biblioteca, as docentes utilizam outras estratégias para incentivar seus alunos a terem contato com as mais diversas literaturas, como tentativa de superação de uma visão acrítica e fragmentada da realidade.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17724
Collections
  • PPGE: Dissertações e Teses [807]

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