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dc.creatorWeymar, Francine Couto de Oliveira
dc.date.accessioned2025-09-30T16:42:15Z
dc.date.available2025-09-30
dc.date.available2025-09-30T16:42:15Z
dc.date.issued2025-04-01
dc.identifier.citationWEYMAR, Francine Couto de Oliveira. A biblioteca escolar como aliada na construção da elevação cultural e moral: caminhos para uma atividade educativa emancipadora em uma escola municipal do Capão do Leão/RS. Orientadora: Valdelaine da Rosa Mendes. 2025. 201 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17724
dc.description.abstractThis thesis, based on Dialectical Historical Materialism as perceived by Marx and Gramsci, aims to contribute to the construction of spaces for dialogue with teachers that allow for the understanding of the internal and external conditions for the constitution of the school library in a public elementary school in the city of Capão do Leão/RS, in search of a transformative educational activity. The qualitative study was based on the analysis of the situation of the Parque Fragata Municipal Community Elementary School in the city of Capão do Leão/RS. The thesis established the school library in its historical and dialectical constitution, as part of a formative institution, which has the potential to build dialogues with teachers and is, therefore, a possibility for the cultural and moral elevation of its audience. The research instrument used was a semi-structured interview with teachers who teach classes in Pre-B, in the first and second years of elementary school, in order to understand the existence of incentives for reading in the first years of school. With the help of the categories of singularity, particularity and universality, four themes emerged: encouraging reading during the school years: inside and outside of school; the book as a protagonist in the elaboration of the classes taught; the school library as a space for the development of critical thinking and cultural dissemination; and the struggle for a playful space to promote reading in school: the library as a possible place for the cultural and moral elevation of the school community. The investigation ends by observing the beginning of the constitution of a collective organism conscious of the class to which it is linked and, amid contradictions and alienations, the struggle for the development of emancipatory educational activity. Even with the lack of a library, the teachers use other strategies to encourage their students to have contact with the most diverse literatures, as an attempt to overcome an uncritical and fragmented view of reality.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectSala de leiturapt_BR
dc.subjectAtividade educativa emancipadorapt_BR
dc.subjectElevação cultural e moralpt_BR
dc.subjectMaterialismo histórico dialéticopt_BR
dc.subjectSchool librarypt_BR
dc.subjectReading roompt_BR
dc.subjectEmancipatory educational activitypt_BR
dc.subjectCultural and moral elevationpt_BR
dc.subjectDialectical historical materialismpt_BR
dc.titleA biblioteca escolar como aliada na construção da elevação cultural e moral: caminhos para uma atividade educativa emancipadora em uma escola municipal do Capão do Leão/RSpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1268001548183759pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6848764344636670pt_BR
dc.description.resumoA presente tese, balizada no Materialismo Histórico Dialético na percepção de Marx e de Gramsci, possui o intuito de contribuir na construção de espaços de diálogos com os docentes que permitam a compreensão dos condicionantes internos e externos à constituição da biblioteca escolar em uma escola pública de ensino fundamental no município do Capão do Leão/RS, em busca de uma atividade educadora transformadora. O estudo qualitativo baseou-se na análise da situação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Comunitária Parque Fragata da cidade do Capão do Leão/RS. Estabeleceu-se como tese a biblioteca escolar em sua constituição histórica e dialética, como parte de uma instituição formativa, a qual tem potencial na construção de diálogos com os docentes é, portanto, uma possibilidade para elevação cultural e moral de seu público. Utilizou-se como instrumento de pesquisa a entrevista semiestruturada com as professoras que ministram aulas no Pré B, nos primeiros e nos segundos anos do ensino fundamental, por entender a existência do incentivo à leitura, nos primeiros anos escolares. Com o auxílio das categorias da singularidade, da particularidade e da universalidade emergiram quatro temáticas: incentivo à leitura durante os anos escolares: dentro e fora da escola; o livro como protagonista na elaboração das aulas ministradas; a biblioteca escolar como espaço de desenvolvimento da criticidade e da disseminação cultural e a luta por um espaço lúdico para a promoção da leitura na escola: a biblioteca como lugar possível para elevação cultural e moral da comunidade escolar. Encerra-se a investigação observando o início da constituição de um organismo coletivo consciente a classe à qual se vincula e em meio as contradições e alienações, a luta em prol do desenvolvimento da atividade educativa emancipadora. Mesmo com a inexistência da biblioteca, as docentes utilizam outras estratégias para incentivar seus alunos a terem contato com as mais diversas literaturas, como tentativa de superação de uma visão acrítica e fragmentada da realidade.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Mendes, Valdelaine da Rosa
dc.subject.cnpq1EDUCACAOpt_BR


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