• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Do papel ao digital: problematização, desafios e perspectivas na preservação das fontes na Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Thumbnail
Ver/
Andrea_Santos_Tese.pdf (3.895Mb)
Fecha
2025-04-22
Autor
Santos, Andrea Gonçalves dos
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
O presente trabalho apresenta a tese de que a criação, implantação de políticas, ações coordenadas específicas dão aos gestores os subsídios para preservar a memória, a identidade e a sua história nos tempos em que a Universidade caminha para a transformação digital. Por sua vez, a falta delas, ocasionam perdas e prejuízos inimagináveis, onde ações e decisões nas instituições escolares no presente influenciam na escrita e pesquisa da história da educação no futuro, não tão distante. Tem por objetivo geral é problematizar a preservação das fontes documentais na Universidade Federal do Rio Grande – FURG e como os gestores contribuem para a memória, história e identidade da Universidade nos tempos em esta que se caminha para a transformação digital?. E, partindo disso, entender como elas são percebidas nas práticas e representações de documentos institucionais e nas narrativas dos servidores envolvidos mediante as entrevistas realizadas. Especificamente identificaram-se os conflitos de memória/esquecimento inerentes no processo de preservação de documentos arquivísticos na Instituição; analisaramse as políticas (e não políticas) nas práticas e representações que versam sobre acervos arquivísticos (produção, gestão, preservação e acesso) e sua relação com a memória institucional, e; Problematizam-se as práticas e representações dos servidores/gestores envolvidos na tomada de decisão com os documentos produzidos pela instituição. A proposta de análise está alicerçada na História Cultural, organizada a partir dos conceitos de práticas e representações de Chartier (2002), da análise sobre o discurso e dos conceitos de memória e esquecimento. Na metodologia utilizei fontes documentais e orais, obtidas por meio de entrevistas. Quanto à tese, é possível afirmar que embora haja um discurso, uma intencionalidade de preservação da memória na FURG, na prática se constatou que as ações desenvolvidas até os dias de hoje são esparsas e, na maioria das vezes sem articulação entre os setores que possuem esta atribuição. A falta de políticas de preservação digital, de adaptação dos sistemas e adoção de repositórios arquivísticos digitais confiáveis provoca instabilidade e incerteza em vários aspectos, impactando na gestão dos acervos e na preservação da memória. O resultado desta pesquisa não pretende ser considerado definitivo nem também o encerra para novas análises, entendemos que outras interpretações e pesquisas podem ser realizadas, a partir de diferentes abordagens teórico-metodológicas, de consultas a novas fontes ou de distintas formas de questionar aos sujeitos ou as fontes.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17706
Colecciones
  • PPGE: Dissertações e Teses [807]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

Mi cuenta

AccederRegistro

Estadísticas

Ver Estadísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV