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dc.creatorSantos, Andrea Gonçalves dos
dc.date.accessioned2025-09-29T19:12:17Z
dc.date.available2025-09-29
dc.date.available2025-09-29T19:12:17Z
dc.date.issued2025-04-22
dc.identifier.citationSANTOS, Andrea Gonçalves dos. Do papel ao digital: problematização, desafios e perspectivas na preservação das fontes na Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Orientador: Eduardo Arriada. Coorientador: Daniel Flores. 2025. 253f. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17706
dc.description.abstractThis paper argues that the creation and implementation of policies and specific coordinated actions provide administrators with the tools to preserve memory, identity, and history as the University moves toward digital transformation. In turn, the lack of these policies leads to unimaginable losses and damage, where actions and decisions in educational institutions today influence the writing and research of the history of education in the not-so-distant future. The overall objective is to problematize the preservation of documentary sources at the Federal University of Rio Grande (FURG) and how administrators contribute to the University's memory, history, and identity as it moves toward digital transformation. Based on this, we understand how these conflicts are perceived in the practices and representations of institutional documents and in the narratives of the staff involved through interviews. Specifically, we identified the memory/forgetting conflicts inherent in the process of preserving archival documents at the Institution; The research analyzed the policies (and non-policies) in practices and representations related to archival collections (production, management, preservation, and access) and their relationship with institutional memory. The research also problematized the practices and representations of staff members/managers involved in decision-making regarding the institution's documents. The proposed analysis is grounded in Cultural History, organized based on Chartier's (2002) concepts of practices and representations, discourse analysis, and the concepts of memory and forgetting. In the methodology, I used documentary and oral sources obtained through interviews. Regarding the thesis, it can be stated that although there is a discourse and an intention to preserve memory at FURG, in practice, the actions developed to date are sparse and, in most cases, lacking coordination between the sectors responsible for this responsibility. The lack of digital preservation policies, system adaptation, and the adoption of reliable digital archival repositories causes instability and uncertainty in several aspects, impacting collection management and memory preservation. The result of this research is not intended to be considered definitive nor does it close it for new analyses. We understand that other interpretations and research can be carried out, based on different theoretical-methodological approaches, consultations with new sources or different ways of questioning the subjects or sources.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectAcervospt_BR
dc.subjectPreservaçãopt_BR
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectFURGpt_BR
dc.subjectCollectionspt_BR
dc.subjectPreservation archivespt_BR
dc.subjectHistory of educationpt_BR
dc.titleDo papel ao digital: problematização, desafios e perspectivas na preservação das fontes na Universidade Federal do Rio Grande - FURGpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2380405213323330pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6119476063670594pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Flores, Daniel
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9640543272532398pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta a tese de que a criação, implantação de políticas, ações coordenadas específicas dão aos gestores os subsídios para preservar a memória, a identidade e a sua história nos tempos em que a Universidade caminha para a transformação digital. Por sua vez, a falta delas, ocasionam perdas e prejuízos inimagináveis, onde ações e decisões nas instituições escolares no presente influenciam na escrita e pesquisa da história da educação no futuro, não tão distante. Tem por objetivo geral é problematizar a preservação das fontes documentais na Universidade Federal do Rio Grande – FURG e como os gestores contribuem para a memória, história e identidade da Universidade nos tempos em esta que se caminha para a transformação digital?. E, partindo disso, entender como elas são percebidas nas práticas e representações de documentos institucionais e nas narrativas dos servidores envolvidos mediante as entrevistas realizadas. Especificamente identificaram-se os conflitos de memória/esquecimento inerentes no processo de preservação de documentos arquivísticos na Instituição; analisaramse as políticas (e não políticas) nas práticas e representações que versam sobre acervos arquivísticos (produção, gestão, preservação e acesso) e sua relação com a memória institucional, e; Problematizam-se as práticas e representações dos servidores/gestores envolvidos na tomada de decisão com os documentos produzidos pela instituição. A proposta de análise está alicerçada na História Cultural, organizada a partir dos conceitos de práticas e representações de Chartier (2002), da análise sobre o discurso e dos conceitos de memória e esquecimento. Na metodologia utilizei fontes documentais e orais, obtidas por meio de entrevistas. Quanto à tese, é possível afirmar que embora haja um discurso, uma intencionalidade de preservação da memória na FURG, na prática se constatou que as ações desenvolvidas até os dias de hoje são esparsas e, na maioria das vezes sem articulação entre os setores que possuem esta atribuição. A falta de políticas de preservação digital, de adaptação dos sistemas e adoção de repositórios arquivísticos digitais confiáveis provoca instabilidade e incerteza em vários aspectos, impactando na gestão dos acervos e na preservação da memória. O resultado desta pesquisa não pretende ser considerado definitivo nem também o encerra para novas análises, entendemos que outras interpretações e pesquisas podem ser realizadas, a partir de diferentes abordagens teórico-metodológicas, de consultas a novas fontes ou de distintas formas de questionar aos sujeitos ou as fontes.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Arriada, Eduardo
dc.subject.cnpq1EDUCACAOpt_BR


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