La Payada, primeiro bem imaterial declarado patrimônio cultural do MERCOSUL: desafios da patrimonialização e gestão
Resumen
Esta pesquisa investiga o processo de patrimonialização que aconteceu, em 2015, do gênero literário/musical, conhecido como Payada, no MERCOSUL e nos países onde o bloco estabelece a ocorrência do gênero. A delimitação do tema é como a declaração da Payada como primeiro Patrimônio Cultural Imaterial do MERCOSUL poderia ser uma tentativa de construção de um marco da identidade cultural transfronteiriça comum dentro deste bloco regional. Parte da investigação se centra em como tem se dado a construção das políticas públicas de proteção da Payada, no âmbito institucional do MERCOSUL e em seus países-membros, em especial Argentina, Uruguay e Chile. Este estudo visa ir além da descrição dos processos políticos de patrimonialização da Payada, dentro do MERCOSUL, e de suas características artísticas. Busca realizar uma discussão reflexiva e crítica sobre como e porque esses processos se dão, e quais são as intenções políticas que estas poderiam vir a carregar, e compreender a efetividade e os efeitos da patrimonialização sobre esse bem e o fazer de quem o produz. Os objetivos são: rastrear a documentação existente dentro do âmbito institucional do MERCOSUL CULTURAL, bem como o marco legal interno de Argentina, Chile e Uruguay, sobre a Payada e as políticas de patrimônio cultural imaterial, as ações de proteção, e a verificação da existência de planos de gestão. Aprofundar o entendimento sobre a Payada, suas raízes históricas, suas características artísticas musicais/literárias definidoras, e os valores identitários/ sociais/políticos predominantes e possíveis diferenciações dentro dos países em que ela foi patrimonializada. Confrontar as ações de proteção, promoção e gestão patrimonial encontrados na prática no âmbito do bloco e dos países supramencionados com o que foi pactuado em seus documentos oficiais de declaração de patrimonialização da Payada. A metodologia desta pesquisa é qualitativa. A conclusão desta investigação foi de que a patrimonialização foi de caráter declaratório no âmbito do MERCOSUL, Argentina e Uruguay. Apenas o Chile apresentou um plano de gestão fundamentado em estudos aprofundados que geraram ações com capilaridade nas comunidades locais de seu país.