Mostrar el registro sencillo del ítem
La Payada, primeiro bem imaterial declarado patrimônio cultural do MERCOSUL: desafios da patrimonialização e gestão
dc.creator | Sparvoli, Rossana Marina Duro | |
dc.date.accessioned | 2025-07-25T22:18:52Z | |
dc.date.available | 2025-07-25T22:18:52Z | |
dc.date.issued | 2019-11-11 | |
dc.identifier.citation | SPARVOLI, Rossana Marina Duro Sparvoli. La Payada, primeiro bem imaterial declarado patrimônio cultural do MERCOSUL: desafios da patrimonialização e gestão. 172f. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural) - Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16733 | |
dc.description.abstract | This research investigates the patrimonialization process, that took place in 2015, of the poetic/musical genre known as Payada, in MERCOSUR and in countries where the bloc establishes the occurrence of the genre. The delimitation of the theme is how Payada's declaration as MERCOSUR's first Intangible Cultural Heritage could be an attempt to build a common cross-border cultural identity within this regional bloc. Part of the research focuses on how Payada's public protection policies have been constructed, within the institutional framework of MERCOSUR and in its member countries, especially Argentina, Uruguay and Chile. This study aims to go beyond the description of the political processes of patrimonialization of Payada, within MERCOSUR, and its artistic characteristics. It seeks to carry out a reflexive and critical discussion about how and why these processes take place, and what political intentions they might carry, and understand the effectiveness and effects of patrimonialization on this good and the doing of the one who produces it. The objectives are: to track existing documentation within the institutional framework of MERCOSUR CULTURAL, as well as the internal legal framework of Argentina, Chile and Uruguay, on Payada and intangible cultural heritage policies, protection actions, and verification of existence of management plans. Deepen the understanding about Payada, its historical roots, its defining musical / literary artistic characteristics, and the predominant identity / social / political values and possible differentiations within the countries in which it was patrimonialized. To confront the actions of protection, promotion and asset management found in practice within the scope of the block and of the countries mentioned above with what was agreed in its official documents of declaration of patrimonialization of Payada. The methodology of this research is qualitative. The conclusion of this investigation was that the patrimonialization was declaratory in the scope of MERCOSUR, Argentina and Uruguay. Only Chile presented a management plan based on in-depth studies that generated capillarity actions in the local communities of the country. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Payada | pt_BR |
dc.subject | MERCOSUL | pt_BR |
dc.subject | Patrimônio cultural | pt_BR |
dc.title | La Payada, primeiro bem imaterial declarado patrimônio cultural do MERCOSUL: desafios da patrimonialização e gestão | pt_BR |
dc.title.alternative | La Payada, first intangible cultural heritage declared as MERCOSUR's cultural patrimony: challenges of patrimonialization and management | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5304523936287294 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2795821152828459 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Knack, Eduardo Roberto Jordão | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0830455050602866 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa investiga o processo de patrimonialização que aconteceu, em 2015, do gênero literário/musical, conhecido como Payada, no MERCOSUL e nos países onde o bloco estabelece a ocorrência do gênero. A delimitação do tema é como a declaração da Payada como primeiro Patrimônio Cultural Imaterial do MERCOSUL poderia ser uma tentativa de construção de um marco da identidade cultural transfronteiriça comum dentro deste bloco regional. Parte da investigação se centra em como tem se dado a construção das políticas públicas de proteção da Payada, no âmbito institucional do MERCOSUL e em seus países-membros, em especial Argentina, Uruguay e Chile. Este estudo visa ir além da descrição dos processos políticos de patrimonialização da Payada, dentro do MERCOSUL, e de suas características artísticas. Busca realizar uma discussão reflexiva e crítica sobre como e porque esses processos se dão, e quais são as intenções políticas que estas poderiam vir a carregar, e compreender a efetividade e os efeitos da patrimonialização sobre esse bem e o fazer de quem o produz. Os objetivos são: rastrear a documentação existente dentro do âmbito institucional do MERCOSUL CULTURAL, bem como o marco legal interno de Argentina, Chile e Uruguay, sobre a Payada e as políticas de patrimônio cultural imaterial, as ações de proteção, e a verificação da existência de planos de gestão. Aprofundar o entendimento sobre a Payada, suas raízes históricas, suas características artísticas musicais/literárias definidoras, e os valores identitários/ sociais/políticos predominantes e possíveis diferenciações dentro dos países em que ela foi patrimonializada. Confrontar as ações de proteção, promoção e gestão patrimonial encontrados na prática no âmbito do bloco e dos países supramencionados com o que foi pactuado em seus documentos oficiais de declaração de patrimonialização da Payada. A metodologia desta pesquisa é qualitativa. A conclusão desta investigação foi de que a patrimonialização foi de caráter declaratório no âmbito do MERCOSUL, Argentina e Uruguay. Apenas o Chile apresentou um plano de gestão fundamentado em estudos aprofundados que geraram ações com capilaridade nas comunidades locais de seu país. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Serres, Juliane Conceição Primon | |
dc.subject.cnpq1 | ADMINISTRACAO | pt_BR |