dc.creator | Siedler, Marcelo da silveira | |
dc.date.accessioned | 2025-04-09T19:02:20Z | |
dc.date.available | 2025-04-09T19:02:20Z | |
dc.date.issued | 2024-12-18 | |
dc.identifier.citation | SIEDLER, Marcelo da silveira. +Ludus: Inclusão e Aprendizagem Através de Jogos Digitais para Crianças com TEA. Orientador: Tatiana Aires Tavares. 2024. 178 f. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) – Centro de Desenvolvimento Tecnológico, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15628 | |
dc.description.abstract | This thesis presents the development of a study aimed at supporting software
developers in creating digital solutions for children with Autism Spectrum Disorder
(ASD). Technology can be a powerful tool for supporting educational and therapeutic
interventions, contributing to the development of essential skills for these children.
However, one of the challenges is to create solutions that are appropriate for the target
audience, as autistic children have unique needs that must be considered in the design
of specialized software. In this work, a Systematic Literature Review was conducted
with the objective of identifying related studies, methodologies, and development
processes focused on children with ASD. Subsequently, in partnership with specialized
professionals, three cycles of experimentation were carried out, during which various
digital solutions were developed to support autistic children across different knowledge
areas. These solutions incorporate emerging technologies and gamification concepts
to make them attractive and engaging. Each experimentation cycle concluded with the
validation of the developed tools and the documentation of lessons learned throughout
the process. Finally, the thesis presents the resulting technological artifacts, which
consist of Guiding Principles designed to assist developers in creating solutions
tailored to the target audience, and a development model that provides reusable
software components to optimize the creation of new digital solutions. The thesis also
discusses the contributions of this work, highlighting the challenges faced and the
proposed solutions for the development of assistive technologies aimed at children
with ASD. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Jogos digitais | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Inclusion | pt_BR |
dc.subject | Digital games | pt_BR |
dc.subject | Autism Spectrum Disorder | pt_BR |
dc.subject | Educational technology | pt_BR |
dc.title | +Ludus: inclusão e aprendizagem através de jogos digitais para crianças com TEA | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4713935113145513 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4903908392101557 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Primo, Tiago Thompsen | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5641514282351546 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta tese apresenta o desenvolvimento de um trabalho que visa apoiar desen volvedores de software na criação de soluções digitais voltadas para crianças
com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A tecnologia pode ser uma ferramenta
poderosa para auxiliar intervenções pedagógicas e terapêuticas, contribuindo para
o desenvolvimento de competências essenciais dessas crianças. Um dos desafios,
entretanto, é criar soluções adequadas ao público-alvo, visto que crianças autistas
apresentam particularidades que devem ser consideradas quando da concepção de
softwares especializados. Neste trabalho, foi realizado um Mapeamento Sistemático
da Literatura (MSL), com o objetivo de identificar trabalhos relacionados, metodologias
e processos de desenvolvimento focados em crianças com TEA. Posteriormente, em
parceria com profissionais especializados, foram conduzidos três ciclos de experimen tação, nos quais diversas soluções digitais foram desenvolvidas para apoiar crianças
autistas em diferentes áreas do conhecimento. Essas soluções integram tecnologias
emergentes e conceitos de gamificação para torná-las atraentes e engajadoras. Cada
ciclo de experimentação culminou na validação das ferramentas desenvolvidas e no
registro das lições aprendidas ao longo do processo. Por fim, a tese apresenta os
produtos resultantes da tese, que consistem em Aspectos Norteadores, elaborados
para auxiliar desenvolvedores na criação de soluções adequadas ao público-alvo e
um template de desenvolvimento que disponibiliza uma série de componentes de
software reutilizáveis, otimizando o processo de criação de novas soluções digitais
voltadas a crianças com TEA. A tese também discute as contribuições do trabalho,
destacando os desafios enfrentados e as soluções propostas para o desenvolvimento
de tecnologias assistivas voltadas para crianças com TEA. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Computação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Tavares, Tatiana Aires | |
dc.subject.cnpq1 | CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |