+Ludus: inclusão e aprendizagem através de jogos digitais para crianças com TEA
Abstract
Esta tese apresenta o desenvolvimento de um trabalho que visa apoiar desen volvedores de software na criação de soluções digitais voltadas para crianças
com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A tecnologia pode ser uma ferramenta
poderosa para auxiliar intervenções pedagógicas e terapêuticas, contribuindo para
o desenvolvimento de competências essenciais dessas crianças. Um dos desafios,
entretanto, é criar soluções adequadas ao público-alvo, visto que crianças autistas
apresentam particularidades que devem ser consideradas quando da concepção de
softwares especializados. Neste trabalho, foi realizado um Mapeamento Sistemático
da Literatura (MSL), com o objetivo de identificar trabalhos relacionados, metodologias
e processos de desenvolvimento focados em crianças com TEA. Posteriormente, em
parceria com profissionais especializados, foram conduzidos três ciclos de experimen tação, nos quais diversas soluções digitais foram desenvolvidas para apoiar crianças
autistas em diferentes áreas do conhecimento. Essas soluções integram tecnologias
emergentes e conceitos de gamificação para torná-las atraentes e engajadoras. Cada
ciclo de experimentação culminou na validação das ferramentas desenvolvidas e no
registro das lições aprendidas ao longo do processo. Por fim, a tese apresenta os
produtos resultantes da tese, que consistem em Aspectos Norteadores, elaborados
para auxiliar desenvolvedores na criação de soluções adequadas ao público-alvo e
um template de desenvolvimento que disponibiliza uma série de componentes de
software reutilizáveis, otimizando o processo de criação de novas soluções digitais
voltadas a crianças com TEA. A tese também discute as contribuições do trabalho,
destacando os desafios enfrentados e as soluções propostas para o desenvolvimento
de tecnologias assistivas voltadas para crianças com TEA.