• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Centro de Desenvolvimento Tecnológico - CDTec
  • Pós-Graduação em Computação - PPGC
  • PPGC: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Centro de Desenvolvimento Tecnológico - CDTec
  • Pós-Graduação em Computação - PPGC
  • PPGC: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

+Ludus: inclusão e aprendizagem através de jogos digitais para crianças com TEA

Thumbnail
Ver/
Tese_Marcelo da Silveira Siedler.pdf (8.818Mb)
Fecha
2024-12-18
Autor
Siedler, Marcelo da silveira
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
Esta tese apresenta o desenvolvimento de um trabalho que visa apoiar desen volvedores de software na criação de soluções digitais voltadas para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A tecnologia pode ser uma ferramenta poderosa para auxiliar intervenções pedagógicas e terapêuticas, contribuindo para o desenvolvimento de competências essenciais dessas crianças. Um dos desafios, entretanto, é criar soluções adequadas ao público-alvo, visto que crianças autistas apresentam particularidades que devem ser consideradas quando da concepção de softwares especializados. Neste trabalho, foi realizado um Mapeamento Sistemático da Literatura (MSL), com o objetivo de identificar trabalhos relacionados, metodologias e processos de desenvolvimento focados em crianças com TEA. Posteriormente, em parceria com profissionais especializados, foram conduzidos três ciclos de experimen tação, nos quais diversas soluções digitais foram desenvolvidas para apoiar crianças autistas em diferentes áreas do conhecimento. Essas soluções integram tecnologias emergentes e conceitos de gamificação para torná-las atraentes e engajadoras. Cada ciclo de experimentação culminou na validação das ferramentas desenvolvidas e no registro das lições aprendidas ao longo do processo. Por fim, a tese apresenta os produtos resultantes da tese, que consistem em Aspectos Norteadores, elaborados para auxiliar desenvolvedores na criação de soluções adequadas ao público-alvo e um template de desenvolvimento que disponibiliza uma série de componentes de software reutilizáveis, otimizando o processo de criação de novas soluções digitais voltadas a crianças com TEA. A tese também discute as contribuições do trabalho, destacando os desafios enfrentados e as soluções propostas para o desenvolvimento de tecnologias assistivas voltadas para crianças com TEA.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15628
Colecciones
  • PPGC: Dissertações e Teses [230]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

Mi cuenta

AccederRegistro

Estadísticas

Ver Estadísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV