Show simple item record

dc.creatorRochefort, Thaís de Almeida
dc.date.accessioned2025-04-02T19:33:12Z
dc.date.available2025-04-02T19:33:12Z
dc.date.issued2024-11-22
dc.identifier.citationROCHEFORT, Thaís de Almeida. Educação a distância no ensino superior: a construção de identidades docentes. Orientadora: Letícia Fonseca Richthofen de Freitas. 2024. 136 f. Tese (Doutorado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15519
dc.description.abstractLa presente tesis tiene como objetivo investigar, a partir de narrativas de un grupo de tres docentes, los procesos de construcción identitaria vividos por profesores y profesoras de cursos de grado de diferentes áreas al comenzar a impartir clases en cursos de modalidad a distancia (EaD) en una universidad privada situada en Río Grande del Sur. Basándose en la articulación de dos campos del conocimiento: la Educación y la Lingüística Aplicada Indisciplinaria, aborda el tema de la identidad docente desde una perspectiva que sitúa el lenguaje como constitutivo, adoptando una mirada sociocultural sobre la identidad. El análisis de las narrativas, basado en el concepto de posicionamientos interaccionales (Bamberg, 2003) y en el Análisis Temático (Braun y Clarke, 2006), permitió comprender que los docentes, para adaptarse a la nueva organización del trabajo en EaD, comienzan a utilizar los mismos conceptos y concepciones adoptados en la modalidad presencial, como la presencialidad entendida como una condición sine qua non para el aprendizaje. Además, los docentes, al constituirse en un contexto de trabajo precarizado en el que se sienten sobrecargados y desvalorizados, terminan por desarrollar prácticas pedagógicas que ellos mismos consideran superficiales, simplificadas y poco críticapt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectIdentidade docentept_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectLinguística aplicadapt_BR
dc.titleEducação a distância no ensino superior: a construção de identidades docentespt_BR
dc.title.alternativeEaD en la enseñanza superior: la construcción de identidades docentespt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0329165747687487pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9914415339003085pt_BR
dc.description.resumoA presente tese tem como objetivo investigar, com base em narrativas de um grupo de três docentes, os processos de construção identitária vivenciados por professores e professoras de cursos de graduação de diferentes áreas ao passarem a ministrar aulas em cursos de modalidade EaD em uma universidade privada situada no Rio Grande do Sul. Com base na articulação de dois campos do conhecimento: a Educação e a Linguística Aplicada Indisciplinar, traz o tema da identidade docente para ser olhado sob uma lente que situa a linguagem como constituidora a partir de uma perspectiva linguística sociocultural sobre a identidade. A análise das narrativas, com base no conceito de posicionamentos interacionais (Bamberg, 2003) e na Análise Temática (Braun;Clarke,2006), permitiu compreender que os docentes, para se adaptarem à nova organização do trabalho em Ead, passam a utilizar, os mesmos conceitos e concepções adotados na modalidade presencial, como a questão da presencialidade ser condição sine quo non para a aprendizagem. Além disso, os docentes, ao se constituirem a partir de um contexto de trabalho precarizado, em que se sentem sobrecarregados e desvalorizados, passam a ser autores de práticas pedagógicas por eles consideradas superficiais, aligeiradas e pouco críticas.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Freitas, Letícia Fonseca Richthofen de
dc.subject.cnpq1LETRASpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record