Educação a distância no ensino superior: a construção de identidades docentes
Abstract
A presente tese tem como objetivo investigar, com base em narrativas de um grupo
de três docentes, os processos de construção identitária vivenciados por professores
e professoras de cursos de graduação de diferentes áreas ao passarem a ministrar
aulas em cursos de modalidade EaD em uma universidade privada situada no Rio
Grande do Sul. Com base na articulação de dois campos do conhecimento: a
Educação e a Linguística Aplicada Indisciplinar, traz o tema da identidade docente
para ser olhado sob uma lente que situa a linguagem como constituidora a partir de
uma perspectiva linguística sociocultural sobre a identidade. A análise das
narrativas, com base no conceito de posicionamentos interacionais (Bamberg, 2003)
e na Análise Temática (Braun;Clarke,2006), permitiu compreender que os docentes,
para se adaptarem à nova organização do trabalho em Ead, passam a utilizar, os
mesmos conceitos e concepções adotados na modalidade presencial, como a questão
da presencialidade ser condição sine quo non para a aprendizagem. Além disso, os
docentes, ao se constituirem a partir de um contexto de trabalho precarizado, em que
se sentem sobrecarregados e desvalorizados, passam a ser autores de práticas
pedagógicas por eles consideradas superficiais, aligeiradas e pouco críticas.