• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   Home
  • Instituto de Física e Matemática - IFM
  • Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses
  • View Item
  •   Home
  • Instituto de Física e Matemática - IFM
  • Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

VI Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática: uma análise qualitativa dos vídeos vencedores nas categorias de educação básica

Thumbnail
View/Open
Dissertação Tamires Klug Schimmelpfennig.pdf (7.340Mb)
Date
2024-02-22
Author
Schimmelpfennig, Tamires Klug
Metadata
Show full item record
Abstract
A presente pesquisa tem como objetivo investigar os vídeos premiados no VI Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática, no que tange a forma com que os alunos expressam a Matemática e a imagem que possuem da disciplina. Para isso, buscou-se responder à pergunta “como os estudantes expressam a matemática nos vídeos premiados no VI Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática, categorias Anos Finais do Fundamental e Ensino Médio?”. A base teórica se constitui de contribuições na área das Tecnologias Digitais, a Produção de Vídeos Digitais e Educação Matemática. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa dos dados, isto é, dos seis vídeos premiados no VI Festival, três da categoria Anos Finais do Ensino Fundamental e três da categoria Ensino Médio. Para analisar esses dados, foi utilizada a Teoria Fundamentada. Metodologicamente, os vídeos foram assistidos, passando pelo processo de microanálise e constantes comparações, gerando códigos e formando categorias nos estágios de codificação aberta e axial. A investigação resultou em duas categorias principais: Imagem da Matemática e Forma de Expressão Matemática. Essas categorias forneceram um conjunto de resultados, que apontam que os estudantes adotam diversas abordagens para expressar a matemática nos vídeos premiados, de uma forma descontraída, contextualizada, incorporando elementos de humor e utilizando uma linguagem informal. Percebeu-se a necessidade de dedicar atenção especial às produções audiovisuais dos estudantes da Educação Básica, pois elas têm o potencial de orientar estratégias para tornar o ensino de conteúdos matemáticos mais acessível, contribuindo para transformar percepções negativas em relação à disciplina. Assim, este estudo representa uma contribuição ao campo de pesquisa sobre a produção de vídeos por estudantes, ampliando o conhecimento na área de Educação Matemática no contexto brasileiro.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14916
Collections
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses [89]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

My Account

LoginRegister

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV