dc.creator | Schimmelpfennig, Tamires Klug | |
dc.date.accessioned | 2025-02-05T12:18:14Z | |
dc.date.available | 2025-02-05T12:18:14Z | |
dc.date.issued | 2024-02-22 | |
dc.identifier.citation | SCHIMMELPFENNIG, Tamires Klug. VI Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática: uma análise qualitativa dos vídeos vencedores nas categorias de educação básica. 2024. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14916 | |
dc.description.abstract | The present research aims to investigate the award-winning videos at the VI
Festival of Digital Videos and Mathematical Education, regarding how students
express mathematics and the image they have of the discipline. To do so, we
sought to answer the question "How do students express mathematics in the
award-winning videos at the VI Festival of Digital Videos and Mathematical
Education, in the categories of the Final Years of Elementary School and High
School?". The theoretical foundation is comprised of contributions in the field of
Digital Technologies, Digital Video Production, and Mathematical Education. The
research employs a qualitative approach to the data, i.e., the analysis of the six
awarded videos from the VI Festival, three belonging to the Final Years of
Elementary School category and three to the High School category. To analyze
these data, Grounded Theory was employed. Methodologically, the videos were
watched, undergoing the process of microanalysis and constant comparisons,
generating codes and forming categories in the stages of open and axial coding.
The investigation resulted in two main categories: Image of Mathematics and
Mathematical Expression Form. These categories provided a set of results,
indicating that students adopt various approaches to express mathematics in the
award-winning videos in a relaxed, contextualized manner, incorporating
elements of humor and using informal language. There was a recognized need
to pay special attention to the audiovisual productions of Basic Education
students, as they have the potential to guide strategies to make the teaching of
mathematical content more accessible, contributing to transforming negative
perceptions of the discipline. Thus, this study represents a contribution to the
research field on student video production, expanding knowledge in the area of
Mathematics Education in the Brazilian context. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Festival de vídeos | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Teoria fundamentada | pt_BR |
dc.subject | Video Festival | pt_BR |
dc.subject | Mathematics education | pt_BR |
dc.subject | Grounded theory | pt_BR |
dc.title | VI Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática: uma análise qualitativa dos vídeos vencedores nas categorias de educação básica | pt_BR |
dc.title.alternative | VI Festival of Digital Videos and Mathematics Education: a qualitative analysis of the winning videos in the basic education categories | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | https://orcid.org/0000-0002-2794-6889 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6343857544794643 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0257799779736390 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Felcher, Carla Denize Ott | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8589016214620796 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa tem como objetivo investigar os vídeos premiados no VI
Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática, no que tange a forma com
que os alunos expressam a Matemática e a imagem que possuem da disciplina.
Para isso, buscou-se responder à pergunta “como os estudantes expressam a
matemática nos vídeos premiados no VI Festival de Vídeos Digitais e Educação
Matemática, categorias Anos Finais do Fundamental e Ensino Médio?”. A base
teórica se constitui de contribuições na área das Tecnologias Digitais, a
Produção de Vídeos Digitais e Educação Matemática. A pesquisa possui uma
abordagem qualitativa dos dados, isto é, dos seis vídeos premiados no VI
Festival, três da categoria Anos Finais do Ensino Fundamental e três da
categoria Ensino Médio. Para analisar esses dados, foi utilizada a Teoria
Fundamentada. Metodologicamente, os vídeos foram assistidos, passando pelo
processo de microanálise e constantes comparações, gerando códigos e
formando categorias nos estágios de codificação aberta e axial. A investigação
resultou em duas categorias principais: Imagem da Matemática e Forma de
Expressão Matemática. Essas categorias forneceram um conjunto de resultados,
que apontam que os estudantes adotam diversas abordagens para expressar a
matemática nos vídeos premiados, de uma forma descontraída, contextualizada,
incorporando elementos de humor e utilizando uma linguagem informal.
Percebeu-se a necessidade de dedicar atenção especial às produções
audiovisuais dos estudantes da Educação Básica, pois elas têm o potencial de
orientar estratégias para tornar o ensino de conteúdos matemáticos mais
acessível, contribuindo para transformar percepções negativas em relação à
disciplina. Assim, este estudo representa uma contribuição ao campo de
pesquisa sobre a produção de vídeos por estudantes, ampliando o conhecimento
na área de Educação Matemática no contexto brasileiro. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ferreira, André Luis Andrejew | |
dc.subject.cnpq1 | MATEMATICA | pt_BR |