VI Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática: uma análise qualitativa dos vídeos vencedores nas categorias de educação básica

Visualizar/ Abrir
Data
2024-02-22Autor
Schimmelpfennig, Tamires Klug
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente pesquisa tem como objetivo investigar os vídeos premiados no VI
Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática, no que tange a forma com
que os alunos expressam a Matemática e a imagem que possuem da disciplina.
Para isso, buscou-se responder à pergunta “como os estudantes expressam a
matemática nos vídeos premiados no VI Festival de Vídeos Digitais e Educação
Matemática, categorias Anos Finais do Fundamental e Ensino Médio?”. A base
teórica se constitui de contribuições na área das Tecnologias Digitais, a
Produção de Vídeos Digitais e Educação Matemática. A pesquisa possui uma
abordagem qualitativa dos dados, isto é, dos seis vídeos premiados no VI
Festival, três da categoria Anos Finais do Ensino Fundamental e três da
categoria Ensino Médio. Para analisar esses dados, foi utilizada a Teoria
Fundamentada. Metodologicamente, os vídeos foram assistidos, passando pelo
processo de microanálise e constantes comparações, gerando códigos e
formando categorias nos estágios de codificação aberta e axial. A investigação
resultou em duas categorias principais: Imagem da Matemática e Forma de
Expressão Matemática. Essas categorias forneceram um conjunto de resultados,
que apontam que os estudantes adotam diversas abordagens para expressar a
matemática nos vídeos premiados, de uma forma descontraída, contextualizada,
incorporando elementos de humor e utilizando uma linguagem informal.
Percebeu-se a necessidade de dedicar atenção especial às produções
audiovisuais dos estudantes da Educação Básica, pois elas têm o potencial de
orientar estratégias para tornar o ensino de conteúdos matemáticos mais
acessível, contribuindo para transformar percepções negativas em relação à
disciplina. Assim, este estudo representa uma contribuição ao campo de
pesquisa sobre a produção de vídeos por estudantes, ampliando o conhecimento
na área de Educação Matemática no contexto brasileiro.