Conhecimento morfológico de estudantes do ensino fundamental e sua relação com a aquisição da escrita ortográfica do português brasileiro
Fecha
2023-11-20Autor
Goulart, Tamires Pereira Duarte
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Esta tese que tem o objetivo de descrever e analisar aspectos do conhecimento
morfológico de alunos do ensino fundamental em suas escritas ortográficas, para
discutir o papel do ensino explícito e sistemático de morfemas na aquisição da língua
escrita, com base em análises a partir do MRR (Modelo de Redescrição
Representacional), proposto por Karmiloff-Smith (1992), vem contribuir com o campo
de pesquisas que buscam alinhar o conhecimento linguístico a favor do processo de
ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa, em especial, do eixo ortográfico. Com
base em dados de escrita de estudantes dos anos iniciais e do ensino fundamental II,
especificamente, das turmas de 3º, 5º e 9º ano, buscamos compreender qual é o nível
de explicitação do conhecimento morfológico dos estudantes diante o sistema
ortográfico do Português Brasileiro (PB). Para isso, na tentativa de desvelar
conhecimentos morfológicos que possam servir de apoio para a resolução de
problemas ortográficos, este estudo propôs três tarefas, que olham para distintos
aspectos da morfologia da palavra: a) sufixos –ice e –isse; b) identidade de radicais e
c) morfologia verbal das terminações –am e –ão com pseudoverbos, viabilizando
dados de escrita de diferentes constituintes morfológicos complexos para a escrita do
PB. Além dos dados escritos, a ferramenta metodológica desta pesquisa baseou-se
na entrevista clínica proposta por Piaget (CARRAHER, 1989), a qual foi implementada
depois de cada tarefa e teve como base a proposta de uma análise sobre o nível de
conhecimento que os estudantes têm, sob a perspectiva do Modelo de Redescrição
Representacional (MRR) de Karmiloff-Smith (1992; 1994), um modelo teórico que
prevê diferentes níveis do conhecimento na mente humana, partindo-se de
informações Implícitas e podendo evoluir para os Explícitos 1, 2 e 3, sendo o nível 3,
aquele que caracteriza a explicitação verbal e consciente acerva de um conhecimento.
Comparando-se a perfomance dos sujeitos nas tarefas e os resultados das entrevistas
clínicas, esta pesquisa, que contou com a participação de 35 estudantes de uma
escola pública municipal da cidade de Canguçu/ RS/ Brasil, na faixa etária de 08 a 15
anos, mostrou com seus resultados que, de modo geral, os sujeitos estudados operam
com conhecimentos de formato Implícito e Explicito 1. O acesso ao formato de nível
Explícito 3 para os conhecimentos morfológicos testados no estudo mostrou-se
prerrogativa de poucos alunos do 9º ano, o que restringe o acesso consciente às
estruturas morfológicas capazes de garantir previsibilidade ortográfica para a escrita
de um conjunto de palavras da língua. Reforçamos, assim, a necessidade de um
ensino-aprendizagem dos conhecimentos morfológicos desde os anos iniciais, para
que a sistematização e a verbalização destes possam ser mais um caminho para a
aquisição do sistema ortográfico da Língua Portuguesa.