• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   Home
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • View Item
  •   Home
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Conhecimento morfológico de estudantes do ensino fundamental e sua relação com a aquisição da escrita ortográfica do português brasileiro

Thumbnail
View/Open
Tamires_Goulart_Tese.pdf (3.112Mb)
Date
2023-11-20
Author
Goulart, Tamires Pereira Duarte
Metadata
Show full item record
Abstract
Esta tese que tem o objetivo de descrever e analisar aspectos do conhecimento morfológico de alunos do ensino fundamental em suas escritas ortográficas, para discutir o papel do ensino explícito e sistemático de morfemas na aquisição da língua escrita, com base em análises a partir do MRR (Modelo de Redescrição Representacional), proposto por Karmiloff-Smith (1992), vem contribuir com o campo de pesquisas que buscam alinhar o conhecimento linguístico a favor do processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa, em especial, do eixo ortográfico. Com base em dados de escrita de estudantes dos anos iniciais e do ensino fundamental II, especificamente, das turmas de 3º, 5º e 9º ano, buscamos compreender qual é o nível de explicitação do conhecimento morfológico dos estudantes diante o sistema ortográfico do Português Brasileiro (PB). Para isso, na tentativa de desvelar conhecimentos morfológicos que possam servir de apoio para a resolução de problemas ortográficos, este estudo propôs três tarefas, que olham para distintos aspectos da morfologia da palavra: a) sufixos –ice e –isse; b) identidade de radicais e c) morfologia verbal das terminações –am e –ão com pseudoverbos, viabilizando dados de escrita de diferentes constituintes morfológicos complexos para a escrita do PB. Além dos dados escritos, a ferramenta metodológica desta pesquisa baseou-se na entrevista clínica proposta por Piaget (CARRAHER, 1989), a qual foi implementada depois de cada tarefa e teve como base a proposta de uma análise sobre o nível de conhecimento que os estudantes têm, sob a perspectiva do Modelo de Redescrição Representacional (MRR) de Karmiloff-Smith (1992; 1994), um modelo teórico que prevê diferentes níveis do conhecimento na mente humana, partindo-se de informações Implícitas e podendo evoluir para os Explícitos 1, 2 e 3, sendo o nível 3, aquele que caracteriza a explicitação verbal e consciente acerva de um conhecimento. Comparando-se a perfomance dos sujeitos nas tarefas e os resultados das entrevistas clínicas, esta pesquisa, que contou com a participação de 35 estudantes de uma escola pública municipal da cidade de Canguçu/ RS/ Brasil, na faixa etária de 08 a 15 anos, mostrou com seus resultados que, de modo geral, os sujeitos estudados operam com conhecimentos de formato Implícito e Explicito 1. O acesso ao formato de nível Explícito 3 para os conhecimentos morfológicos testados no estudo mostrou-se prerrogativa de poucos alunos do 9º ano, o que restringe o acesso consciente às estruturas morfológicas capazes de garantir previsibilidade ortográfica para a escrita de um conjunto de palavras da língua. Reforçamos, assim, a necessidade de um ensino-aprendizagem dos conhecimentos morfológicos desde os anos iniciais, para que a sistematização e a verbalização destes possam ser mais um caminho para a aquisição do sistema ortográfico da Língua Portuguesa.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14514
Collections
  • PPGE: Dissertações e Teses [794]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

My Account

LoginRegister

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV