• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Contribuições do uso de tecnologia digital no processo de aquisição da escrita de crianças com autismo

Thumbnail
Ver/
Dissertacao_Gabriela_Carvalho.pdf (3.577Mb)
Fecha
2023-11-30
Autor
Carvalho, Gabriela Pereira
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
A escrita é uma maneira de representar a língua. As limitações presentes na comunicação de crianças com autismo podem ser obstáculos que dificultam o processo de alfabetização. Este transtorno tem como suas principais disfunções as áreas de interação e comunicação social, e são necessárias metodologias adequadas que ampliem as habilidades comunicativas dessas crianças e facilitem a alfabetização, sendo esses elementos base na aprendizagem. Considerando que o uso de tecnologia pode ser um importante aliado nessa proposta, pretende-se, por meio deste trabalho, analisar as possíveis contribuições do uso de aplicativos de alfabetização no processo de aquisição da escrita de alunos com autismo. Foi conduzida uma pesquisa quase experimental, com abordagem mista qualitativa e quantitativa, envolvendo medidas do nível de escrita de três crianças pré e pós-intervenção cada uma nas respectivas condições: intervenção com uso de tecnologia, intervenção sem o uso da tecnologia (material tradicional) e sem intervenção. O participante com intervenção tradicional foi posteriormente submetido a intervenção com tecnologia e, assim como o participante sem intervenção, a medida de follow up. Os participantes eram da rede pública municipal de Pelotas/RS, todos com diagnóstico médico prévio de Transtorno do Espectro Autista (TEA), verbais, com dificuldades no processo de aquisição da escrita, sem atendimento psicopedagógico, fonoaudiológico, aulas de reforço ou qualquer outro atendimento que visasse o desenvolvimento da alfabetização. Os resultados evidenciaram melhoras quanti e qualitativas no nível de escrita dos participantes, cuja intervenção envolveu tecnologia em comparação com metodologias usuais ou sem intervenção.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14437
Colecciones
  • PPGE: Dissertações e Teses [794]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

Mi cuenta

AccederRegistro

Estadísticas

Ver Estadísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV