Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorCarvalho, Gabriela Pereira
dc.date.accessioned2024-10-31T21:56:53Z
dc.date.available2024-10-31T21:56:53Z
dc.date.issued2023-11-30
dc.identifier.citationCARVALHO, Gabriela Pereira. Contribuições do Uso de Tecnologia Digital no Processo de Alfabetização de Crianças com Autismo. 2023. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14437
dc.description.abstractWriting is a way of transcribing language, that is, the representation of language. The limitations present in the communication of children with autism can be obstacles that hinder the literacy process. This disorder has as its main dysfunctions the areas of social interaction and communication, and appropriate methodologies are needed to expand these children's communicative skills and facilitate literacy, these elements being the basis for learning. Considering that the use of technology can be an important ally in this proposal, the aim of this work is to analyze the possible contributions of the use of literacy applications in the process of acquiring writing skills for students with autism. A quasi-experimental research was conducted, with a mixed qualitative and quantitative approach, involving measurements of the writing level of three children pre- and post-intervention, each in the respective conditions: intervention with the use of technology, intervention without the use of technology (traditional material) and without intervention. The participant with the traditional intervention was subsequently subjected to the technology intervention and, like the participant without the intervention, the follow-up measure. The participants were from the municipal public network of Pelotas/RS, all with a previous medical diagnosis of Autism Spectrum Disorder (ASD), verbal, with difficulties in the process of acquiring writing, without psycho pedagogical, speech therapy, tutoring or any other assistance. aimed at developing literacy. The results showed quantitative and qualitative improvements in the writing level of participants whose intervention involved technology compared to usual methodologies or without intervention.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista (TEA)pt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subjectAutism Spectrum Disorder (ASD)pt_BR
dc.titleContribuições do uso de tecnologia digital no processo de aquisição da escrita de crianças com autismopt_BR
dc.title.alternativeContributions of the Use of Digital Technology in the Literacy Process of Children with Autismpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2288038941504394pt_BR
dc.contributor.advisorIDhttps://orcid.org/0000-0001-7058-6519pt_BR
dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/1925189093877793pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Porto, Gilceane Caetano
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7254346690954765pt_BR
dc.description.resumoA escrita é uma maneira de representar a língua. As limitações presentes na comunicação de crianças com autismo podem ser obstáculos que dificultam o processo de alfabetização. Este transtorno tem como suas principais disfunções as áreas de interação e comunicação social, e são necessárias metodologias adequadas que ampliem as habilidades comunicativas dessas crianças e facilitem a alfabetização, sendo esses elementos base na aprendizagem. Considerando que o uso de tecnologia pode ser um importante aliado nessa proposta, pretende-se, por meio deste trabalho, analisar as possíveis contribuições do uso de aplicativos de alfabetização no processo de aquisição da escrita de alunos com autismo. Foi conduzida uma pesquisa quase experimental, com abordagem mista qualitativa e quantitativa, envolvendo medidas do nível de escrita de três crianças pré e pós-intervenção cada uma nas respectivas condições: intervenção com uso de tecnologia, intervenção sem o uso da tecnologia (material tradicional) e sem intervenção. O participante com intervenção tradicional foi posteriormente submetido a intervenção com tecnologia e, assim como o participante sem intervenção, a medida de follow up. Os participantes eram da rede pública municipal de Pelotas/RS, todos com diagnóstico médico prévio de Transtorno do Espectro Autista (TEA), verbais, com dificuldades no processo de aquisição da escrita, sem atendimento psicopedagógico, fonoaudiológico, aulas de reforço ou qualquer outro atendimento que visasse o desenvolvimento da alfabetização. Os resultados evidenciaram melhoras quanti e qualitativas no nível de escrita dos participantes, cuja intervenção envolveu tecnologia em comparação com metodologias usuais ou sem intervenção.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Camargo, Síglia Pimentel Höher
dc.subject.cnpq1EDUCACAOpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem