Aplicação da Teoria do Comportamento Planejado na intenção de consumo de carne vermelha e na realização de comportamentos de segurança dos alimentos por consumidores no Brasil
Resumen
A Teoria do Comportamento Planejado (TCP) é utilizada para explicar o
comportamento humano. Entender quais fatores influenciam a intenção de realização
de um comportamento pelos consumidores é essencial para o desenvolvimento de
mensagens efetivas para a população. Este estudo utilizou a TCP para verificar os
determinantes da intenção de consumo de carnes vermelhas e da realização de
comportamentos de segurança dos alimentos de consumidores ao manipular
alimentos em residências no Brasil. Ademais, foi avaliada a qualidade microbiológica
de carnes bovinas moídas comercializadas em estabelecimentos comerciais do sul do
Brasil, e o nível de conhecimento sobre segurança de alimentos de consumidores da
região. Todos os preditores da TCP (atitude, norma subjetiva e controle do
comportamento percebido) mostraram ter uma influência positiva e significativa para
os dois comportamentos estudados. Ao avaliar a intenção de consumo de carne
separadamente entre as regiões do Brasil, o poder preditivo e a significância dos
preditores variou entre elas, sendo a atitude o único preditor que teve influência
significativa na intenção em todas as regiões. A adição do viés otimista como preditor
na utilização da TCP para investigar a intenção de realização de comportamentos de
segurança dos alimentos teve influência significativa na intenção e aumentou a
variância da intenção comportamental explicada pela TCP. Cinquenta por cento das
amostras de carne bovina de açougues de Pelotas, RS, tiveram contagens acima dos
limites estabelecidos pela legislação brasileira para micro-organismos mesófilos
aeróbios e duas amostras tiveram contagens acima do limite estabelecido para
estafilococos coagulase positiva. O conhecimento de segurança dos alimentos dos
consumidores teve os itens relacionados ao “cozimento adequado” dos alimentos e
“manutenção dos alimentos a temperaturas seguras” com menor pontuação. A TCP é
uma ferramenta útil para entender o consumo de carne vermelha e comportamento
de segurança dos alimentos de consumidores brasileiros. Todos os preditores tiveram
uma influência positiva e significativa para os dois comportamentos investigados, com
o poder preditivo e significância variando entre os comportamentos. A partir dos
resultados obtidos, pode-se elaborar campanhas marketing e governamentais,
focando nos preditores que possuem maior influência na intenção comportamental.