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dc.creatorNeves, Caroline Pereira das
dc.date.accessioned2024-08-16T08:51:22Z
dc.date.available2024-08-15
dc.date.available2024-08-16T08:51:22Z
dc.date.issued2024-05-10
dc.identifier.citationNEVES, Caroline Pereira das. Aplicação da Teoria do Comportamento Planejado na intenção de consumo de carne vermelha e na realização de comportamentos de segurança dos alimentos por consumidores no Brasil. Orientador: Eliezer Avila Gandra. 2024. 166 f. Tese (Doutorado em Nutrição e Alimentos) – Faculdade de Nutrição, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13841
dc.description.abstractThe Theory of Planned Behavior (TPB) is used to explain human behavior. Understanding which factors influence consumers’ intention to perform a certain behavior is essential to the development of effective messages for the population. This study used the TPB to understand the determinants of Brazilian consumers’ intentions to consume red meat and to carry out food safety behaviors by consumers while handling food at home. In addition, the microbiological quality of ground beef sold at commercial establishments in Pelotas, Rio Grande do Sul State, and consumers’ knowledge about food safety of consumers in the region were evaluated. All TPB predictors (attitude, subjective norm and perceived behavioral control) shown to have a positive and significant influence on both behaviors. When evaluating the intention to consume meat among Brazilian regions, the predictive power and significance of TPB predictors varied among regions, with attitude being the only predictor that had a significant influence on intention in all regions. Optimism bias (OB) was included as a new TPB predictor when investigating consumers’ intention to perform food safety behaviors. OB had a significant influence on intention and increased the variance of intention explained by TPB. Fifty percent of ground beef samples from butcher shops in Pelotas had counts above the limits established by Brazilian legislation for aerobic mesophilic microorganisms and two samples had counts above the limit established for coagulase positive staphylococci. In addition, consumers' knowledge of food safety had the lowest scores for items related to "cook thoroughly" and "keep food at safe temperatures". TPB is a useful instrument for understanding Brazilian consumers’ red meat consumption and food safety behaviors. All TPB predictors positively and significantly influenced both behaviors, but their predictive power and significance varied. Based on the results, it is possible to elaborate marketing and governmental campaigns focusing on the predictors that had a major influence on intention.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectAtitudept_BR
dc.subjectNorma subjetivapt_BR
dc.subjectControle do comportamento percebidopt_BR
dc.subjectViés otimistapt_BR
dc.subjectIntenção comportamentalpt_BR
dc.subjectAttitudept_BR
dc.subjectSubjective normpt_BR
dc.subjectPerceived behavioral controlpt_BR
dc.subjectOptimistic biaspt_BR
dc.subjectBehavioral intentionpt_BR
dc.titleAplicação da Teoria do Comportamento Planejado na intenção de consumo de carne vermelha e na realização de comportamentos de segurança dos alimentos por consumidores no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeUsing the Theory of Planned Behavior to investigate consumers' intention to consume red meat and intention to perform food safety behaviors in Brazilpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9582168698733500pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4340389450218214pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Mello, Jozi Fagundes de
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8228149616092037pt_BR
dc.contributor.advisor-co2Rodrigues, Kelly Lameiro
dc.contributor.advisor-co2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1091010423299379pt_BR
dc.description.resumoA Teoria do Comportamento Planejado (TCP) é utilizada para explicar o comportamento humano. Entender quais fatores influenciam a intenção de realização de um comportamento pelos consumidores é essencial para o desenvolvimento de mensagens efetivas para a população. Este estudo utilizou a TCP para verificar os determinantes da intenção de consumo de carnes vermelhas e da realização de comportamentos de segurança dos alimentos de consumidores ao manipular alimentos em residências no Brasil. Ademais, foi avaliada a qualidade microbiológica de carnes bovinas moídas comercializadas em estabelecimentos comerciais do sul do Brasil, e o nível de conhecimento sobre segurança de alimentos de consumidores da região. Todos os preditores da TCP (atitude, norma subjetiva e controle do comportamento percebido) mostraram ter uma influência positiva e significativa para os dois comportamentos estudados. Ao avaliar a intenção de consumo de carne separadamente entre as regiões do Brasil, o poder preditivo e a significância dos preditores variou entre elas, sendo a atitude o único preditor que teve influência significativa na intenção em todas as regiões. A adição do viés otimista como preditor na utilização da TCP para investigar a intenção de realização de comportamentos de segurança dos alimentos teve influência significativa na intenção e aumentou a variância da intenção comportamental explicada pela TCP. Cinquenta por cento das amostras de carne bovina de açougues de Pelotas, RS, tiveram contagens acima dos limites estabelecidos pela legislação brasileira para micro-organismos mesófilos aeróbios e duas amostras tiveram contagens acima do limite estabelecido para estafilococos coagulase positiva. O conhecimento de segurança dos alimentos dos consumidores teve os itens relacionados ao “cozimento adequado” dos alimentos e “manutenção dos alimentos a temperaturas seguras” com menor pontuação. A TCP é uma ferramenta útil para entender o consumo de carne vermelha e comportamento de segurança dos alimentos de consumidores brasileiros. Todos os preditores tiveram uma influência positiva e significativa para os dois comportamentos investigados, com o poder preditivo e significância variando entre os comportamentos. A partir dos resultados obtidos, pode-se elaborar campanhas marketing e governamentais, focando nos preditores que possuem maior influência na intenção comportamental.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Nutrição e Alimentospt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Gandra, Eliezer Ávila
dc.subject.cnpq1NUTRICAOpt_BR
dc.contributor.advisor-co3Gandra, Tatiane Kuka Valente
dc.contributor.advisor-co3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0659842051872270pt_BR
dc.contributor.advisor-co3IDhttps://orcid.org/0000-0002-2248-0725pt_BR


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