Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorJesus, Annelise Costa de
dc.creatorPorto, Gilceane Caetano
dc.creatorDel Pino, Mauro Augusto Burkert
dc.date.accessioned2024-06-28T22:56:59Z
dc.date.available2024-06-28T22:56:59Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationJESUS, Annelise Costa de; PORTO, Gilceane Caetano; DEL PINO, Mauro Augusto Burkert. Compromisso nacional criança alfabetizada: discursos e contexto de criação. In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 25, 2023. Anais... Pelotas: UFPel, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13376
dc.description.abstractO cenário educacional brasileiro tem sido perpassado por diversos conflitos que perturbam o avanço da qualidade da educação no país. Dentre os conflitos atuais, destacamos: o aprofundamento das desigualdades de aprendizagem durante o período de pandemia (MACEDO, 2022); a dificuldade das redes em instituir formas para recuperar as defasagens provindas desse período (MESENBURG et al., 2023); e as disputas político-governamentais no âmbito da educação (BALL, 2005, 2014; HYPOLITO, 2010; DEL PINO, 2023). Partindo deste contexto, surge o projeto “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada” (CNCA), instituído pelo Decreto nº 11.556, de 12 de junho de 2023, em substituição à “Política Nacional de Alfabetização” (PNA), instituída pelo Decreto nº 9.765, de 11 de abril de 2019. Diante do Decreto nº 11.556, dos contextos da atual educação brasileira, e das disputas políticas que se entrelaçam e inferem nos planos para educação do país, este trabalho tem como objetivo analisar o CNCA, a partir do seu contexto de elaboração e das publicações do Ministério da Educação (MEC).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleCompromisso nacional criança alfabetizada: discursos e contexto de criaçãopt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem